Rins

Os rins são órgãos do sistema urinário relacionados com o controle da concentração de substâncias no nosso sangue. São eles que retiram os produtos do metabolismo celular da célula e as substâncias que se encontram em quantidade muito alta no organismo, garantindo, portanto, a homeostase dos líquidos corporais.

Com formato semelhante a uma semente de feijão, esse órgão está localizado na região atrás do peritônio parietal, contra os músculos da parede abdominal posterior e acima da cintura. Em virtude da localização do fígado, geralmente o rim direito apresenta-se um pouco mais baixo que o esquerdo.

Cada rim é envolvido por três cápsulas, que recebem o nome de verdadeira, gordura perirrenal e fáscia renal. Todo o rim é revestido pela cápsula verdadeira, que é uma membrana fibrosa intimamente colada à superfície do órgão. Ligando o rim aos tecidos circunvizinhos, encontra-se a fáscia renal, que é uma fina camada fibrosa. Entre a fáscia e a cápsula verdadeira, encontra-se tecido adiposo, a gordura perirrenal.

O rim apresenta um lado convexo e um côncavo, sendo que nessa última superfície encontra-se uma fissura que recebe o nome de hilo. É no hilo que entram e saem os vasos, nervos e cálices.

O rim apresenta uma camada central que apresenta uma coloração mais escura, a medula, e uma camada periférica mais clara, o córtex. Existe ainda uma estrutura chamada de pelve renal, que é responsável pela coleta de urina. A pelve vai se ramificando em direção à medula, formando cálices maiores e cálices menores.

Na medula renal, encontramos as chamadas pirâmides renais, que são estruturas que possuem formato de cone. A base de cada pirâmide é voltada para o córtex e o ápice termina em uma papila que desemboca no cálice menor. O córtex estende-se da cápsula verdadeira até a base das pirâmides renais e também é encontrado entre essas estruturas, formando as chamadas colunas renais.

Os néfrons são as estruturas funcionais do rim, onde ocorrem a filtração do sangue e a formação da urina. Cada néfron é formado por um corpúsculo renal e um túbulo. O corpúsculo consiste em uma emaranhando de capilares (glomérulo) envolvidos por uma estrutura chamada de cápsula glomerular. A partir da cápsula, sai um grande túbulo, chamado de túbulo néfrico, que pode ser dividido em túbulo proximal, alça de Henle (também chamada de segmento intermediário) e túbulo distal.

O rim, como dito anteriormente, é fundamental para manter o bom funcionamento do nosso organismo. Para isso, você deve tomar alguns cuidados para que ele continue realizando suas funções. Entre as principais recomendações médicas estão: não consumir sal em excesso, beber a quantidade de água adequada, não fumar, manter o peso ideal, realizar atividades físicas e controlar o diabetes e a pressão. Além disso, é importante que sejam feitas avaliações periódicas desse órgão, uma vez que a prevenção é o melhor remédio para diversas enfermidades.

Ler matéria completa