Reino dos Fungos

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Popularmente são conhecidos como bolores, mofos, orelhas-de-pau e cogumelos.
Fungos são seres uni ou pluricelulares, decompositores de matéria orgânica ou mutualistas (líquen= fungo + alga).  São seres eucarióticos, ou seja, suas células possuem uma membrana nuclear que envolve o material genético.
Unicelulares: leveduras, são fungos anaeróbicos facultativos (fermentadores) muito utilizados na fabricação de alimentos.
Pluricelulares: hifas e micélios. As hifas são tubos microscópicos que se originam da germinação de um esporo por mitoses. As hifas podem ser septadas ou cenocíticas. Os micélios são conjuntos de hifas que formam o fungo, ele pode ser vegetativo (nutrição) ou reprodutivo (reprodução).

HABITAT
Podem se desenvolver em diversos lugares: no solo, na água, nas plantas, em animais e nos seres humanos.
CLASSIFICAÇÃO
Entre os critérios de classificação destacam-se as etapas, as características e as estruturas envolvidas no processo reprodutivo, como a presença ou a ausência de uma estrutura chamada corpo de frutificação.
Fungos com corpos de frutificação: Quitridiomicetos e os Zigomicetos (hifas não constituem estruturas especiais durante o período reprodutivo).
Fungos com corpos de frutificação: Ascomicetos e Basidiomicetos (podem apresentar uma estrutura peculiar formada por um arranjo de hifas especiais).

Quitridiomicetos: São unicelulares ou filamentosos. Apresentam quitina na composição da parede celular. Habitam ambientes de água doce ou salgada. Alguns organismos deste grupo possuem flagelos em alguma fase da vida.  O flagelo auxilia na locomoção em meio aquático.
Zigomicetos: São conhecidos também como Ficomicetos. São filamentosos com algumas espécies unicelulares. Apresentam quitina na composição da parede celular.  Habitam o solo, alimentam-se da matéria em decomposição.  Podem constituir micorrizas (associação entre fungos e raízes de plantas).
Ascomicetos: São unicelulares ou filamentosos. Alguns representantes deste grupo são utilizados na fabricação de pães e cervejas. Podem constituir micorrizas (associação entre fungos e raízes de plantas) e liquens (associação entre fungos e algas).
Basidiomicetos: Pertencem a este grupo os fungos filamentosos conhecidos como cogumelos ou orelhas-de-pau, há alguns representantes unicelulares. Habitam principalmente o ambiente terrestre.  Podem constituir micorrizas ou liquens.
Conidiais: Conhecidos também como Deuteromicetos. Há espécies unicelulares e filamentosas. Apresentam quitina na composição da parede celular. Os fungos deste grupo não apresentam reprodução sexuada. Não há um consenso em relação à classificação deste fungo.
NUTRIÇÃO

REPRODUÇÃO
Pode ser sexuada e assexuada por meio de esporos.

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E ECOLÓGICA
Graças à fermentação que realizam, são utilizados na fabricação dos pães, de certos queijos e na produção de bebidas alcoólicas.
Produção de medicamentos.
Aumentam a fertilidade do solo.
Combatem pragas agrícolas.