Neurônios

O é formado por dois grupos principais de células: os neurônios e as ou células da neuróglia. Os neurônios, também chamados de células nervosas, são os tipos mais conhecidos e possuem como função principal a transmissão do impulso nervoso.

Os neurônios são formados por prolongamentos e um corpo celular, conhecido também como pericário. É no corpo celular que estão localizadas as informações genéticas em um grande núcleo e de onde partem os prolongamentos. No (SNC), essa parte do neurônio é localizada na substância cinzenta, enquanto no Sistema Nervoso Periférico (SNP) está localizada nos gânglios e em órgãos dos sentidos.

Os prolongamentos podem ser de dois tipos: dendritos e o axônio. Os dendritos são prolongamentos mais curtos, quando comparados ao axônio, e apresentam-se bastante ramificados e numerosos. Eles estão relacionados com a função de receber estímulos (terminação aferente).

Já os axônios normalmente são únicos, com ramificações geralmente em sua extremidade. Esse prolongamento pode atingir até 1 metro de comprimento e está relacionado com a transmissão do impulso nervoso (prolongamento eferente). Na maior parte dos casos, essa estrutura está envolta por uma bainha de mielina, que é formada por oligodendrócitos ou células de Schwann. Essa estrutura não é contínua por todo o axônio, ocorrendo áreas sem mielina, que são denominadas de nódulo de Ranvier.

Entre a porção final do axônio e a superfície de outra célula, encontramos pequenos locais chamados de sinapse. É nas sinapses que são lançadas substâncias (neurotransmissores) que permitem a transmissão do impulso nervoso de uma célula para outra.

Os neurônios podem ser classificados em quatro tipos básicos, levando em consideração sua forma:

Neurônios multipolares – Possuem mais de dois prolongamentos celulares. A maioria dos neurônios de nosso corpo é classificada como esse tipo.

Neurônios bipolares – Possuem apenas um dendrito e um axônio.

Neurônios pseudounipolares – Apresentam apenas um prolongamento que parte do corpo celular, dividindo-se, posteriormente, em dois. Um dos ramos assume o papel de dendrito e o outro de axônio.

Neurônios unipolares – Possuem apenas um axônio.

Quando levamos em consideração a sua função, os neurônios podem ser divididos em:

Sensitivos ou aferentes – Recebem os estímulos produzidos fora do corpo e internamente.

Motores ou eferentes – Conduzem o impulso nervoso para glândulas, músculos lisos e estriados.

Interneurônios – São aqueles que conectam um neurônio a outro, sendo encontrados no SNC.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

Ler matéria completa