Mamas

As mamas são dois órgãos localizados na porção anterior e superior do tórax. Nas mamas são encontradas glândulas responsáveis pela lactação, portanto, são órgãos intimamente relacionados com a reprodução.

Cada mama é revestida por uma pele lisa e na região central é possível observar a aréola e a papila. A aréola possui aspecto circular e coloração diferente do restante da mama. Essa coloração pode variar durante alguns momentos da vida da mulher, sendo mais escura durante a gravidez, por exemplo. No centro da aréola é possível observar uma protuberância que recebe o nome de papila. São nas papilas que desembocam os ductos lactíferos. 

A mama é formada por tecido epitelial glandular, tecido conjuntivo e tecido adiposo. O tecido glandular é formado por 15 a 20 lobos, constituído por um conjunto de lóbulos, que por sua vez é um conjunto de ácinos. O leite é produzido nos ácinos e é captado em cada lobo pelos ductos lactíferos, que se desembocam na papila.

As mamas possuem tamanhos variáveis e estão relacionadas também à fase de vida da mulher; uma vez que são pequenas na infância e se tornam maiores na puberdade, em razão da ação dos hormônios femininos.

Durante a gestação as mamas podem aumentar de tamanho e, após o parto, podem atingir até o dobro do tamanho antes da gestação. É importante lembrar que na mesma mulher as mamas podem ter tamanho desigual.

Mulheres jovens possuem mamas mais firmes que mulheres após a menopausa. Isso acontece em virtude da atrofia das glândulas mamárias.

Ler matéria completa