Homozigoto e heterozigoto

Os seres humanos são , ou seja, possuem células com cromossomos que se organizam em pares denominados de homólogos. Nesses cromossomos, estão os , porções de responsáveis pelas nossas características.

Quando analisamos as nossas características, percebemos que, para cada uma delas, existem pelo menos dois genes, cada um localizado em um homólogo. Aos genes que ocupam o mesmo lugar (locus) em cromossomos homólogos damos o nome de alelos. Eles são formas alternativas de um gene, ou seja, afetam a mesma característica, mas podem interferir de uma maneira diferente.

Costuma-se representar os alelos com letras. Letras maiúsculas são utilizadas para representar , isto é, sozinhos já são capazes de expressar-se. Já as letras minúsculas são utilizadas para representar , que só se expressam aos pares.

Quando dizemos que um indivíduo é homozigoto para determinada característica, estamos dizendo que ele possui dois alelos iguais para aquele caráter. Como cada célula possui dois alelos iguais, todos os gametas de um indivíduo homozigoto são iguais.

Considerando, por exemplo, o alelo A para indicar a produção de melanina em seres humanos e o alelo a para indicar a ausência de produção, podemos representar os indivíduos homozigotos como AA ou aa. Isso significa que temos homozigotos recessivos (aa) e homozigotos dominantes (AA). Nesse casso, os homozigotos dominantes são capazes de produzir melanina, enquanto os recessivos são albinos.

Quando falamos que um indivíduo é heterozigoto, estamos dizendo que os alelos para determinada característica são diferentes. Considerando o exemplo da produção da melanina, podemos dizer que um indivíduo heterozigoto seria representado por Aa. Apesar de o gene estar relacionado com a cor da pele, um alelo determina a produção da melanina, e o outro, a sua ausência. Como o alelo A é dominante, o indivíduo em questão teria produção da proteína.

Diferentemente dos indivíduos homozigotos, os heterozigotos produzem gametas diferentes. Ainda analisando o exemplo, teríamos gametas A e gametas a.

Alguns autores preferem chamar os indivíduos homozigotos de puros e os heterozigotos de híbridos.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. “Homozigoto e heterozigoto”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/homozigoto-heterozigoto.htm>. Acesso em 27 de setembro de 2016.

Ler matéria completa