Febre maculosa, febre reumática e febre tifoide

: causada pela Rickettsia rickettsii, transmitida pela picada do carrapato-estrela (Amblyomma cajannense), provoca febre alta, dores de cabeça e musculares, além de vômito. Como este organismo ataca os vasos sanguíneos, a doença provoca hemorragias subcutâneas, estas identificadas pela presença de manchas avermelhadas que surgem na pele, das extremidades para o centro do corpo. Quando não tratada de forma correta, pode ser fatal.

tem como principal agente causador a Streptococcus pyogenes, mas pode ser desencadeada pela infecção de outras espécies de estreptococos. A transmissão se dá pelas vias respiratórias, ao entrar em contato com saliva ou secreções nasais de pessoas acometidas pela doença. Ao penetrar no organismo, a bactéria provoca dores articulares e, em casos mais raros, em indivíduos pré-dispostos, uma reação exagerada do sistema imunitário. Neste último caso, o organismo produz anticorpos que acabam por afetar o organismo do paciente, podendo este desenvolver complicações dermatológicas ou relacionadas ao sistema cardíaco ou nervoso.

esta doença, causada pela Salmonella thypi, é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados pelas fezes de indivíduos acometidos. Provoca, inicialmente, febre e dor de cabeça. Mais tarde, tais sintomas cessam, dando lugar a um quadro diarreico, este resultante das ulcerações que a bactéria provoca no intestino. Caso não seja tratada, pode causar confusão mental progressiva e, em alguns casos, a morte.
 

Ler matéria completa