Exercícios/Avaliação: Ecologia

Colégio Estadual Eurides Brandão
Aluno:___________________________________________Nº: _____ Data: __/__/2012 3º Ano
Disciplina: Biologia Professora: Patricia 2º Bimestre Valor: 10,0 Nota: _____
1. Defina resumidamente os seguintes termos:
Ecologia:
Biocenose:
Biosfera:
2. Estabeleça as correspondências entre os termos da coluna I e as frases da coluna II:
(1) Hidrosfera
(2) Biodiversidade
(3) Atmosfera
(4) Biosfera
( ) Camada gasosa que envolve a Terra.
( ) É constituída pelos reservatórios de água que envolvem a Terra.
( ) Conjunto de todos os ambientes, desertos, zonas polares, etc., incluindo os seres vivos que neles habitam.
( ) Grande variedade de seres vivos que existe no nosso planeta.
3. Estabeleça as correspondências entre os termos da coluna I e as frases da coluna II:
(A) Fatores abióticos
(B) População
(C) Ambiente
(D) Nicho ecológico
(E) Comunidade
(F) Fatores bióticos
( ) Conjunto de fatores físicos e químicos que influenciam um ambiente.
( ) Papel desempenhado por um ser vivo num ecossistema.
( ) Conjunto de todos os seres vivos de uma região.
( ) Conjunto de seres vivos da mesma espécie.
( ) Representam relações entre seres vivos.
( ) Tudo o que rodeia um ser vivo.
4. Leia atentamente o texto abaixo:
As bactérias fixadoras de nitrogênio e o melhoramento da soja
Os estudos de Johanna Döbereiner, agrônoma alemã naturalizada brasileira, contribuíram para aprimorar a soja brasileira e torná-la competitiva no mercado internacional. Em uma de suas várias pesquisas, ela constatou que a bactéria Rhizobium sp., conhecida popularmente como rizóbio, pode atuar como uma espécie de adubo natural de plantas leguminosas. A bactéria apresenta uma relação de mutualismo com a planta, que nessas condições produz nódulos nas raízes.
As bactérias ficam alojadas nesses nódulos e utilizam a matéria orgânica produzida pela planta para sua sobrevivência. Por outro lado, elas são fixadoras de nitrogênio, ou seja, transformam o nitrogênio do ar em amônia, que é utilizada pela planta para síntese de aminoácidos.
De acordo com o texto, responda:
a) Qual é a bactéria citada no texto?
b) Qual é a relação ecológica que existe entre a bactéria e as leguminosas?
c) Qual é o benefício que a bactéria obtém com esta relação?
d) Qual é o benefício da planta?
5. Por que podemos afirmar que mesmo uma relação desarmônica é benéfica para o ecossistema?
6. Durante uma aula de campo, a professora informou que naquela área existiam diversas espécies de formigas, seres que estabelecem uma relação intraespecífica harmônica conhecida como sociedade. Informou ainda que essa grande variedade de espécies somente é possível porque cada uma ocupa um determinado nicho ecológico que não interfere diretamente nos outros.
a) Qual palavra poderia ser utilizada pelas professoras para substituir a expressão “diversas espécies de formigas”?
7. Qual(is) a(s) diferença(s) entre protocooperação e mutualismo?
8. Assinale a alternativa CORRETA:
a) Em Ecologia, a COMUNIDADE inclui grupos de indivíduos de uma mesma espécie de organismos.
b) Em Ecologia, a POPULAÇÃO inclui todos os indivíduos de uma mesma área, pertencentes ou não a várias espécies.
c) Em Ecologia, o ECOSSISTEMA é a porção da terra biologicamente habitada.
d) Em Ecologia, a BIOSFERA é o conjunto formado pela comunidade de indivíduos vivos e o meio ambiente inerente.
e) Nenhuma das anteriores.
9. Suponha que em um terreno coberto de capim gordura vivem saúvas, gafanhotos, pardais, preás e ratos-do-campo. Nesta região estão presentes:
a) cinco populações
b) seis populações
c) duas comunidades
d) seis comunidades
e) dois ecossistemas
10. Ao conjunto de indivíduos de diferentes espécies habitando determinada área dá-se o nome de:
a) ecossistema
b) comunidade
c) população
d) bioma
e) biosfera