Exercícios sobre superbactérias

Algumas bactérias são chamadas pelos profissionais da saúde de superbactérias. Essa denominação é dada àquelas bactérias que:

a) provocam diversas doenças no homem.

b) provocam infecções hospitalares.

c) apresentam elevada resistência aos antibióticos.

d) desencadeiam doenças graves e incuráveis.

e) estão classificadas no gênero Staphylococcus.

Algumas bactérias apresentam alta capacidade de resistência ao uso de antibióticos, sendo praticamente indestrutíveis quando usados tratamentos tradicionais. Dentre as bactérias que mais apresentam casos de resistência, destaca-se:

a) Klebsiella pneumoniae.

b) Mycobacterium tuberculosis.

c) Staphylococcus aureus.

d) Streptococcus agalactiae.

e) Mycobacterium leprae.

As superbactérias preocupam as autoridades de saúde de todo o mundo. Essas bactérias, capazes de resistir à ação de vários antibióticos, são um grande risco à população, representando um grave perigo, principalmente, para pacientes de UTI.

A respeito da resistência bacteriana a antibióticos, marque a alternativa que indica corretamente o processo evolutivo que explica esse fenômeno:

a) Teoria endossimbiótica.

c) Lei dos caracteres adquiridos.

d) Lei do uso e desuso.

e) Ancestralidade comum.

As superbactérias provocam graves infecções que podem desencadear a morte de um paciente. Em face da gravidade dessas contaminações, é fundamental prevenir-se.

Entre as alternativas a seguir, marque aquela que não representa uma forma de evitar os grandes surtos de superbactérias.

a) Controlar a compra e uso de antibiótico.

b) Vender medicamentos apenas com prescrição médica.

c) Isolar os pacientes infectados por superbactérias.

d) Adotar rigorosas medidas de higiene.

e) Utilizar antibióticos apenas até o fim dos sintomas.

(PUC- SP) O termo ‘superbactérias’ é atribuído às bactérias que desenvolvem resistência a, praticamente, todos os antibióticos. Vários fatores estão envolvidos na disseminação desses micro-organismos multirresistentes, incluindo o uso abusivo de antibióticos, procedimentos invasivos (cirurgias, implantação de próteses médicas e outros) e a capacidade das bactérias de transmitir seu material genético.

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos de biologia, é correto afirmar que

a) os antibióticos provocam alterações diretas no RNA, que é o material genético das bactérias.

b) os antibióticos provocam alterações diretas no DNA, que é o material genético das bactérias.

c) os antibióticos provocam alterações diretas nas proteínas bacterianas, uma vez que esses polipeptídeos constituem o material genético desses procariontes.

d) bactérias portadoras de mutações provocadas por antibióticos perdem a capacidade de transmitir genes a seus descendentes.

e) Na população em geral, e principalmente no ambiente hospitalar, há uma seleção de genes bacterianos que determinam resistência a antibióticos.

Ler matéria completa