Exercícios sobre sistema esquelético

Sabemos que o esqueleto de um adulto e o de uma criança apresentam algumas diferenças. A respeito do esqueleto humano nas diferentes fases da vida, marque a alternativa correta.

a) O esqueleto de um adulto apresenta aproximadamente 150 ossos.

b) Em uma criança, observa-se um número maior de ossos, que, posteriormente, serão absorvidos pelo corpo.

c) No adulto, observa-se um número menor de ossos, pois, à medida que ocorre o desenvolvimento, muitos ossos unem-se.

d) Em uma criança existe um número menor de ossos, pois, nessa fase, essas estruturas são constituídas por cartilagem.

e) Em crianças e adultos encontramos o mesmo número de ossos.

Os ossos são responsáveis, além da sustentação do corpo, pela produção de células sanguíneas, proteção de órgãos vitais e armazenamento de sais minerais. Esses órgãos são formados por tecido ósseo, um tipo de tecido

De acordo com o seu formato, os ossos são comumente classificados em longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides. Analisando as alternativas a seguir, marque aquela em que é citado um osso irregular.

O esqueleto humano pode ser dividido em axial e apendicular. Entre os ossos citados a seguir, marque o único encontrado no esqueleto apendicular.

Analise as alternativas a seguir e marque aquela em que encontramos apenas ossos que fazem parte do tronco.

a) Patela, ulna e clavícula.

b) Ulna, fêmur e fíbula.

c) Maxilar, vértebras e rádio.

d) Esterno, costelas e vértebras.

e) Clavícula, occipital e esterno.

Alternativa “c”. Quando comparado a um adulto, o esqueleto de uma criança apresenta uma quantidade de ossos superior. Isso porque os ossos vão se unindo à medida que ocorre o crescimento da criança.

Alternativa “c”. O tecido ósseo, responsável por formar os ossos, é um tipo especial de tecido conjuntivo. Além do tecido ósseo, o tecido adiposo, cartilaginoso, propriamente dito e hematopoiético são tipos de tecido conjuntivo.

Alternativa “e”. As vértebras são um exemplo de ossos irregulares, uma vez que não possuem forma geométrica definida.

Alternativa “d”. O esqueleto apendicular é formado pelos membros e cinturas escapular e pélvica. Como o rádio é um osso do membro superior, ele é considerado parte do esqueleto apendicular.

Alternativa “d”. Os ossos que formam o tronco são as vértebras (cervicais, torácicas, lombares, sacrais e coccigianas), costelas e esterno.

Ler matéria completa