Exercícios sobre o sistema digestório

(UFU/2006) O processo de digestão nos humanos é composto por duas fases: uma mecânica, na qual a correta mastigação é essencial, e outra enzimática, controlada por hormônios da digestão. Sobre estes hormônios, analise as afirmações a seguir e marque a alternativa correta.

A insulina e o glucagon são hormônios produzidos pelo pâncreas responsáveis pela regulação da glicose no sangue. Em relação a essas duas substâncias, assinale a alternativa correta:

(UFMG/2007) A doença celíaca consiste em um distúrbio inflamatório do intestino delgado, que ocorre em indivíduos com sensibilidade ao glúten e à ingestão de trigo, centeio ou cevada.

Analise estas duas figuras, em que está representada uma região do intestino delgado em um indivíduo normal – I – e em um indivíduo com doença celíaca – II

Considerando-se a alteração estrutural representada na Figura II, é INCORRETO afirmar que indivíduos portadores de doença celíaca podem apresentar:

a) Baixa produção de hemoglobina.

b) Diminuição da densidade mineral óssea.

c) Aumento da absorção de água.

d) Retardo do crescimento corporal.

Em relação às enzimas e hormônios digestivos, marque a alternativa que corresponda à sequência correta:

(  ) Enzima que digere lipídios no intestino delgado.

(  ) Atua sobre os ácidos nucleicos, transformando-os em nucleotídeos.

(  ) Hormônio produzido pelo intestino que estimula o pâncreas a secretar bicarbonato de sódio.

(  ) Estimula a liberação de enzimas pancreáticas e a liberação de bile pela vesícula biliar.

(  ) Estimula a secreção de HCl e aumenta a motilidade gástrica.

I – Secretina; II – Gastrina; III – lipase intestinal; V– Nuclease; IV – Colecistocinina

A produção de insulina ocorre pelas células beta e a de glucagon ocorre pelas células alfa do pâncreas. A insulina induz a absorção de glicose pelo fígado e o seu armazenamento em glicogênio. O glucagon estimula a quebra de glicogênio e liberação de glicose pelo fígado.

A doença celíaca é uma condição crônica que afeta principalmente o intestino delgado. Portadores desta doença têm intolerância permanente ao glúten. A ingestão desta substância causa danos às vilosidades da parede intestinal, causando REDUÇÃO na absorção de água e nutrientes pelo intestino.

Ler matéria completa