Exercícios sobre o óvulo humano

É comum ouvirmos que as mulheres liberam óvulos durante o processo de ovulação. Entretanto, apesar de bastante comum, o termo óvulo está sendo empregado erroneamente, uma vez que na ovulação são liberados:

b) ovócitos primários.

c) ovócitos secundários.

d) corpúsculos polares.

O ovócito secundário, erroneamente denominado de óvulo, é revestido por uma camada de glicoproteínas que se encontra aderida à membrana plasmática dessa célula. Essa camada é denominada de:

a) grânulos corticais.

c) camada vitelínica.

Logo abaixo da membrana plasmática ovular, encontramos bolsas cheias de enzimas digestivas que agem após a penetração de um espermatozoide, impedindo a entrada de outros. Essas bolsas cheias de enzimas são chamadas de:

a) pronúcleo feminino.

c) grânulos corticais.

e) lisossomos ovulares.

O óvulo humano, mais corretamente chamado de ovócito secundário, é formado a partir de um processo conhecido como:

Analise a figura a seguir:

Nessa figura é possível perceber que apenas um espermatozoide está penetrando o interior desse ovócito secundário. Isso acontece porque, após a fecundação, ______________ liberam enzimas que interagem com ______________ e impedem novas interações com espermatozoides.

Marque a alternativa que contém os nomes que completam adequadamente os espaços acima.

a) os corpúsculo polares e a membrana plasmática.

b) as zonas pelúcidas e a membrana plasmática.

c) os grânulos corticais e a zona pelúcida.

d) os pronúcleos femininos e a zona pelúcida.

e) os espermatozoides e a membrana plasmática.

Alternativa “c”. Durante a ovulação, as mulheres liberam o ovócito secundário, que, se for fecundado, passará a ser chamado de óvulo.

Alternativa “d”. A zona pelúcida é encontrada envolvendo o ovócito secundário e possui papel importante na reprodução, uma vez que permite a interação dessa estrutura com o espermatozoide e impede a poliespermia.

Alternativa “c”. Os grânulos corticais são estruturas membranosas ricas em enzimas que alteram a zona pelúcida, impedindo que esta se ligue a outro espermatozoide após a fecundação.

Alternativa “d”. A ovogênese, também chamada de ovulogênese, é o processo que origina os óvulos.

Alternativa “c”. Após a fecundação, os grânulos corticais liberam enzimas que interagem com a zona pelúcida e impedem novas interações com espermatozoides.

Ler matéria completa