Exercícios sobre o colênquima
Sabemos que o colênquima é um tecido de sustentação vegetal encontrado em plantas que apresentam crescimento primário e estão submetidas à constante movimentação. A respeito das células desse tecido, marque a alternativa incorreta:
a) As células do colênquima são compostas por celulose, substâncias pécticas, hemiceluloses e água.
b) As células do colênquima podem conter compostos fenólicos.
c) As células do colênquima apresentam parede secundária espessada, que pode ser vista em microscópio óptico como uma estrutura branca e brilhante.
d) As células do colênquima apresentam a parede celular rica em água.
e) O colênquima apresenta células vivas na maturidade.
Sabemos que as paredes das células do colênquima apresentam espessamento irregular, sendo esse um fator fundamental para a classificação dos tipos desse tecido. Quando o espessamento ocorre no local de encontro entre três células ou mais, dizemos que o colênquima é do tipo:
Em virtude da localização desse tecido nos órgãos vegetais, eles frequentemente são lesados pelos ataques de insetos. Entretanto, a planta logo consegue a cicatrização das áreas lesadas graças à capacidade do colênquima de:
a) produzir substâncias que estimulam a cicatrização.
b) liberar mediadores químicos que atuam promovendo a migração de células para o local lesado.
c) reassumir sua atividade meristemática, ou seja, de apresentar novamente a capacidade de sofrer divisões celulares.
d) aumentar o volume de suas células.
(UFLAVRAS) “É um tecido vivo que se caracteriza por apresentar reforços de celulose na parede celular. Suas células são, em geral, dotadas de cloroplastídeos. Assim, pode, além de promover a sustentação da planta, realizar fotossíntese. Ocorre nos caules novos, nos pecíolos das folhas e ao longo das nervuras. Suas células situam-se geralmente logo abaixo da epiderme e são capazes de realizar divisões .”
Essas características são aplicáveis ao tecido:
d) parênquima cortical.
(UEL) Os tecidos que permitem às plantas manterem-se eretas são, principalmente,
a) o lenho, o esclerênquima e o colênquima.
b) o líber, o esclerênquima e o colênquima.
c) o lenho, o líber e o colênquima.
d) o lenho, o líber e o meristema.
e) o meristema, o colênquima e o esclerênquima.
Alternativa “c”. As células do colênquima apresentam paredes primárias celulósicas espessadas, diferentemente da alternativa, que afirma que essas células possuem parede secundária.
Alternativa “a”. Quando o espessamento ocorre no ponto de encontro entre três ou mais células, dizemos que o colênquima é angular. Quando visto ao microscópio, esses espessamentos podem formar espécies de triângulos.
Alternativa “c”. O colênquima apresenta a capacidade de retornar à atividade meristemática, sendo assim consegue sofrer divisões e regenerar a parte lesionada.
Alternativa “b”. As características que permitem identificar esse tecido como o colênquima são a presença de reforços de celulose (espessamento da parede), a função de sustentação e a localização do tecido, que geralmente é encontrado logo após a epiderme.