Exercícios sobre o ciclo de Krebs
(Fuvest) Dois importantes processos metabólicos são:
I. ciclo de Krebs, ou ciclo do ácido cítrico, no qual moléculas orgânicas são degradadas e seus carbonos, liberados como gás carbônico (CO2);
II. ciclo de Calvin-Benson, ou ciclo das pentoses, no qual os carbonos do gás carbônico são incorporados em moléculas orgânicas.
O ciclo de Krebs é uma das etapas da respiração celular e caracteriza-se pela oxidação do acetil-CoA. Esse ciclo ocorre no interior da célula, mais precisamente:
a) no interior dos ribossomos.
b) na matriz mitocondrial.
c) na membrana mitocondrial interna.
d) na membrana mitocondrial externa.
e) na membrana do tilacoide.
Após duas voltas no ciclo do ácido cítrico, também chamado de ciclo de Krebs, observa-se que os carbonos derivados da glicose são oxidados e liberados como moléculas de:
No ciclo de Krebs, observa-se por ciclo a produção de quantas moléculas de ATP?
Alternativa “d”. O ciclo de Krebs é uma importante etapa da respiração celular, portanto, ocorre em todos os organismos capazes de realizar esse processo, como o homem, plantas, algas e o levedo. Já o ciclo de Calvin ocorre apenas em organismos fotossintetizantes, uma vez que ocorre na fotossíntese.
Alternativa “b”. O ciclo de Krebs, também chamado de ciclo do ácido cítrico e ciclo dos ácidos tricarboxílicos, é uma etapa da respiração celular que ocorre na matriz mitocondrial.
Alternativa “e”. No ciclo de Krebs, ocorre a oxidação do Acetil-CoA a moléculas de dióxido de carbono.
Alternativa “a”. A cada ciclo de Krebs, ocorre a produção de uma molécula de ATP.