Exercícios sobre hipófise

A hipófise, antigamente chamada de pituitária, é uma glândula responsável pela produção de diversos hormônios. Ela pode ser dividida em duas porções:

Diante da vasta quantidade de hormônios produzidos que atuam na regulação de outras glândulas, a hipófise já foi chamada de glândula mestra.  Marque a alternativa que indique três hormônios produzidos pela hipófise que agem em outras glândulas:

A somatotropina é um hormônio produzido pela adeno-hipófise, que age estimulando:

(UEG 2006/2) Ligada por uma haste ao hipotálamo, a hipófise fica em uma cavidade do osso esfenoide, e a sua parte glandular comanda diversas outras glândulas do organismo. Todas as glândulas citadas abaixo são controladas diretamente pela hipófise, exceto: 

O hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado pela neuro-hipófise que atua estimulando a contração dos músculos do útero na hora do parto é:

Alternativa “c”. A hipófise pode ser dividida em lobo anterior, denominado adeno-hipófise, e lobo posterior, chamado de neuro-hipófise.

Alternativa “a”. O hormônio adrenocorticotrófico estimula as glândulas suprarrenais, o tireoideotrópico age sobre a glândula tireoide, enquanto o luteinizante age nos ovários.

Alternativa “a”. A somatotrofina, também chamada de hormônio do crescimento, age estimulando o crescimento do indivíduo. O seu excesso causa uma doença denominada gigantismo, enquanto a sua falta causa o nanismo.  Pode acontecer ainda a acromegalia que consiste no aumento de algumas partes do corpo em virtude do excesso desse hormônio na fase adulta.

Alternativa “c”.  Dentre as alternativas, apenas o pâncreas não é controlado pela hipófise. O ovário é afetado pelos hormônios folículo-estimulante e luteinizante. A tireoide é estimulada graças à tireotrofina. Por fim, a suprarrenal é estimulada pelo hormônio adrenocorticotrófico.

Alternativa “e”. A ocitocina é um hormônio sintetizado no hipotálamo, armazenado pela hipófise, na região da neuro-hipófise, que age na hora do parto, estimulando as contrações.

Ler matéria completa