Exercícios sobre folhetos germinativos

(UFRGS-RS) Quando um biólogo descreve os equinodermos (estrela-do-mar, ouriço-do-mar etc.) como triblásticos, ele está afirmando que esses animais têm três:

c) tipos de células blásticas.

d) folhetos embrionários.

Sabemos que os folhetos germinativos são conjuntos celulares que dão origem a todos os tecidos e órgãos do corpo. A respeito do ectoderma, marque a única alternativa que não indica uma estrutura formada por ele.

e) Glândula sudorípara.

Existem animais que apresentam apenas dois folhetos germinativos: o ectoderma e o endoderma. Esses animais, chamados de diblásticos, são encontrados no filo:

Sabemos que até estar completamente formado, um embrião passa por diversas fases em um processo chamado de embriogênese. Os folhetos germinativos são formados durante a fase de:

(UFRGS-RS) O celoma é a cavidade delimitada diretamente:

a) apenas pela endoderme.

b) pela ectoderme e mesoderme.

c) apenas pela mesoderme.

d) pela endoderme e mesoderme.

e) apenas pela ectoderme.

Alternativa “d”. Dizemos que um animal é diblástico quando ele apresenta apenas dois folhetos germinativos e que é triblástico quando apresenta três. Como exemplos de animais diblásticos, podemos citar a água-viva; já como animais triblásticos, o homem.

Alternativa “d”. O fígado é um órgão formado a partir do endoderma, que, além dessa estrutura, é responsável pela formação de diversas glândulas associadas ao processo de digestão.

Alternativa “c”. Os animais do filo Cnidaria são os únicos que apresentam apenas dois folhetos germinativos, sendo, portanto, chamados de diblásticos.

Alternativa “b”. Os blastômeros reorganizam-se na fase de gástrula e formam os chamados folhetos germinativos.

Alternativa “c”. O folheto germinativo que reveste o celoma é a mesoderme. Alguns animais não apresentam celoma, sendo chamados de acelomados. Existem ainda aqueles que possuem pseudoceloma, uma cavidade revestida em parte pelo mesoderma e em parte pelo endoderma.

Ler matéria completa