Exercícios sobre características gerais dos vírus
Os vírus são organismos conhecidos, principalmente, pelas várias doenças que desencadeiam. Entretanto, os vírus possuem outras características marcantes, tais como:
a) a ausência de material genético.
b) a presença de membrana celular formada exclusivamente por proteínas.
c) a ausência de célula.
d) a presença de DNA protegido por uma membrana nuclear.
e) a presença exclusivamente de ribossomos.
Normalmente, ao conceituar o vírus, costumamos dizer que ele é “parasita intracelular obrigatório”. Essa classificação refere-se ao fato de que esses organismos:
a) só se reproduzem no interior de células.
b) não possuem capacidade de autoduplicação, nem mesmo no interior das células.
c) não apresentam DNA ou RNA, utilizando material genético da célula hospedeira.
d) apresentam metabolismo próprio, apesar da ausência de células.
e) devem conectar-se à superfície da célula para que sejam capazes de infectar outros organismos.
Os vírus são organismos acelulares que dependem da maquinaria celular para realizar sua replicação. Alguns desses vírus infectam células humanas, desencadeando graves enfermidades. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma doença viral.
a) possuem genes para os três tipos de RNA (ribossômico, mensageiro e transportador), pois utilizam apenas aminoácidos e energia das células hospedeiras.
b) possuem genes apenas para RNA ribossômico e para RNA mensageiro, pois utilizam RNA transportador da célula hospedeira.
c) possuem genes apenas para RNA mensageiro e para RNA transportador, pois utilizam ribossomos da célula hospedeira.
d) possuem genes apenas para RNA mensageiro, pois utilizam ribossomos e RNA transportador da célula hospedeira.
e) não possuem genes para qualquer um dos três tipos de RNA, pois utilizam toda a maquinaria de síntese de proteínas da célula hospedeira.
(UFF) Relativamente aos vírus afirma-se, corretamente, que:
a) No caso dos retrovírus, que causam diversos tipos de infecções, a enzima transcriptase reversa catalisará a transformação do DNA viral em RNA mensageiro.
b) Em qualquer infecção viral, o ácido nucleico do vírus tem a capacidade de se combinar quimicamente com substâncias presentes na superfície das células, o que permite ao vírus reconhecer e atacar o tipo de célula adequado a hospedá-lo.
c) No caso dos vírus que têm como material genético o DNA, este será transcrito em RNA mensageiro, que comandará a síntese de proteínas virais.
d) Em qualquer infecção viral, é indispensável que o capsídeo permaneça intacto para que o ácido nucleico do vírus seja transcrito.
e) Em todos os vírus que têm como material genético o RNA, este será capaz de se duplicar sem a necessidade de se transformar em DNA, originando várias cópias na célula hospedeira.
Alternativa “c”. Os vírus são organismos acelulares e, por essa razão, não são considerados como seres vivos por muitos autores.