Exercícios sobre as células da glia

O tecido nervoso é responsável por coordenar as diversas atividades do nosso corpo e é formado por dois tipos principais de células: os neurônios e um grupo conhecido como células da glia. Entre as alternativas a seguir, marque a única célula que não é considerada uma célula da glia.

Um tipo especial de célula da glia é encontrado envolvendo os axônios de alguns neurônios e formando uma camada chamada bainha de mielina. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o nome da célula que forma a bainha de mielina.

As células da glia são um conjunto de variados tipos celulares que, com os neurônios, formam o tecido nervoso. O tipo mais comum de células da glia são:

b) os oligodendrócitos.

c) as células da micróglia.

Os astrócitos são importantes células da glia que estão relacionadas com a homeostase do Sistema Nervoso Central. Entre as suas funções, destaca-se a sua capacidade de:

a) conduzir o impulso nervoso pelo organismo.

b) formar a bainha de mielina.

c) atuar na defesa imune do sistema nervoso central.

d) nutrir os neurônios.

e) revestir os ventrículos encefálicos.

O canal central da medula é revestido por um tipo especial de célula da glia. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o nome dessas células.

Alternativa “b”. Os linfócitos são células presentes no sangue relacionadas com a defesa do organismo.

Alternativa “b”. Os oligodendrócitos são células que envolvem o axônio de alguns neurônios e formam a bainha de mielina. Essa membrana é rica em substâncias lipofílicas e funciona como um isolante elétrico.

Alternativa “a”. Os astrócitos são células que, como o nome sugere, apresentam forma de estrela. Elas desempenham variadas funções, tais como a nutrição de neurônios e a formação das sinapses.

Alternativa “d”. Os astrócitos possuem prolongamentos que circundam os vasos sanguíneos e permitem a transferência de nutrientes do sangue para os neurônios.

Alternativa “d”. Os ependimócitos são células que apresentam como função principal o revestimento dos ventrículos encefálicos e do canal central da medula.

Ler matéria completa