Exercícios sobre a epiderme vegetal
A epiderme vegetal envolve o corpo da planta e possui variadas funções, que vão desde a proteção até o controle da perda de água. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que possui o nome de uma estrutura presente na epiderme que é responsável por proteger contra herbivoria e contra a perda de água.
b) Células subsidiárias.
A epiderme vegetal é um tecido formado por vários tipos celulares diferentes, sendo considerada, portanto, um tecido complexo. Uma das estruturas encontradas na epiderme são os estômatos, que estão relacionados com as trocas gasosas da planta. Um estômato é formado por duas _____________, que delimitam uma abertura que recebe o nome de __________.
Marque a alternativa que completa os espaços acima:
a) células-guardas e poro aquífero.
b) células subsidiárias e poro aquífero.
c) células-tronco e ostíolo.
d) células-guardas e ostíolo
e) células subsidiárias e ostíolo.
Na epiderme é comum observar a presença de uma substância lipídica nas paredes das células. Essa substância que protege a planta contra a perda de água e contra a radiação solar recebe o nome de
e) substâncias pépticas.
(Unifor-CE) Examinando-se um determinado tecido vegetal ao microscópio óptico, verificam-se as seguintes características:
Células intimamente unidas
Parede celular cutinizada
Citoplasma sem cloroplastos
Com base nessas características, pode-se afirmar que se trata de
Analise as alternativas a seguir e marque a única estrutura que não possui origem epidérmica.
b) Pelos absorventes.
Alternativa “c”. Os tricomas são estruturas especializadas da epiderme que protegem a planta contra herbivoria e a perda de água, além de ajudar na atração de polinizadores e na captura de organismos no caso das plantas insetívoras.
Alternativa “d”. Um estômato é formado por duas células-guardas, que delimitam uma abertura que recebe o nome de ostíolo.
Alternativa “d”. A cutina forma a cutícula do vegetal, que ajuda contra perda de água, excesso de radiação e também contra a ação de patógenos.
Alternativa “d”. A epiderme é um tecido que reveste o corpo da planta em crescimento primário e apresenta células vivas com cutina em suas paredes celulares e citoplasma sem cloroplastos. Essas células encontram-se dispostas de maneira muito próxima uma das outras.
Alternativa “d”. Os espinhos são estruturas formadas a partir da modificação de folhas e ramos.