Exercícios: Cnidários

1. (Unicamp) Alguns hidrozoários coloniais, como a ‘Obelia sp’., ocorrem na natureza sob a forma de pólipos e medusas.

a) Como uma colônia destes hidrozoários se origina? E como esta colônia dá origem a novas colônias?

b) Que estrutura comum aos pólipos e medusas é encontrada somente neste filo? Qual a sua função?

2. (Fuvest) Existem semelhanças entre os ciclos de vida de muitos animais celenterados (águas-vivas, por exemplo) e os de plantas, como os musgos e as samambaias.

a) Qual o tipo de ciclo de vida compartilhado por esses seres?

b) O que caracteriza esse tipo de ciclo?

3. (Fatec) Diagnose de um grupo animal:

 “Animal com forma de pólipo ou medusa, diblástico, isto é, com ectoderme e endoderme e epiderme com células urticantes, os cnidoblastos”.

 Após a análise da diagnose, assinale a alternativa que contém o grupo animal que diz respeito a ela.

a) Porífero.

b) Platelminto.

c) Celenterado.

d) Asquelminto.

e) Molusco.

4. (Puccamp) Considere o texto a seguir.

 “Os corais pétreos, ou corais verdadeiros, são os principais organismos formadores dos recifes coralíneos, comuns na região do Caribe e na Austrália. Possuem um exoesqueleto de carbonato de cálcio secretado pela epiderme do corpo, produzindo uma taça esquelética dentro da qual o organismo se aloja.”

 O texto refere-se a

a) poríferos com esqueleto calcáreo .

b) cnidários hidrozoários.

c) moluscos gastrópodes.

d) poríferos com esqueleto silicoso.

e) cnidários antozoários.

5. (Pucpr) Em relação ao ‘Phylum Cnidária’, foram feitas as seguintes proposições:

 I. Os cnidários são aquáticos, diblásticos e com simetria radial, sendo encontrados em duas formas: pólipos (fixos) e medusa (livres).

II. A digestão nos cnidários é extra e intracelular e não há aparelho respiratório, circulatório ou excretor e o sistema nervoso é difuso.

III. Nos cnidários, a reprodução sexuada ocorre por brotamento ou estrobilização.

IV. Os corais e a anêmona-do-mar são exemplos da classe dos cifozoários.

 Assinale a alternativa correta:

a) Todas estão INCORRETAS.

b) Apenas III e IV estão corretas.

c) Apenas I está correta.

d) Todas estão corretas.

e) Apenas I e II estão corretas.

6. (Pucsp) Uma colônia de pólipos forma, por brotamento, pequenas medusas. Estas liberam gametas no ambiente, onde ocorre a fecundação. Do zigoto, surge uma larva ciliada, que dá origem a uma nova colônia de pólipos.

A descrição anterior refere-se a um

a) cnidário, que apresenta alternância de gerações.

b) cnidário, que apresenta exclusivamente reprodução sexuada.

c) espongiário, que apresenta exclusivamente reprodução sexuada.

d) espongiário, que apresenta alternância de gerações.

e) platielminte, que apresenta reprodução sexuada e assexuada, sem alternância de gerações.

7. (Uece) Assinale a estrutura anatômica encontrada apenas nos celenterados:

a) pé ambulacrário

b) cnidoblasto

c) espícula

d) célula-flama

8. (Uece) As estruturas anatômicas cnidoblastos e coanócitos são encontradas, respectivamente, nos:

a) espongiários e equinodermas

b) celenterados e espongiários

c) platelmintos e celenterados

d) crustáceos e celenterados

 Gabarito:

1. a) A colônia é originada por meio da reprodução assexuada, por brotamento, do pólipo. Pólipos adultos, pelo mesmo processo, produzem as medusas. Estas são as formas livres e sexuadas, apresentando fecundação externa e desenvolvimento indireto. O desenvolvimento do zigoto forma a larva plânula livre. Após a fixação desta ao fundo oceânico, inicia-se, por brotamento, a formação de uma nova colônia de Obelias.

b) Cnidoblasto. Sua função é defesa e captura de alimento.

 2. a) Metagênese.

b) Alternância de gerações.

 3. [C]

 4. [E]

 5. [E]

 6. [A]

 7. [B]

 8. [B]