Como são feitas as tatuagens?

As estão cada vez mais populares entre jovens, adultos e até mesmo idosos. Nos Estados Unidos, estima-se que 10% dos adolescentes possuam seu corpo marcado por esse tipo de arte. Entretanto, apesar de populares, muitas pessoas não sabem realmente como elas são feitas e os riscos gerados pela realização dessa prática em ambientes inadequados e com pouca higiene.

As tatuagens são feitas por meio da aplicação de tinta na conhecida como derme, que se localiza logo abaixo da camada mais externa da pele, a epiderme. A tinta é injetada por intermédio de agulhas finas que penetram cerca de 2 mm de pele até atingir o local adequado. É importante que a tinta seja colocada no local certo para evitar que a tatuagem seja removida. Se a tinta fosse colocada superficialmente, o processo de descamação da pele levaria à eliminação da tatuagem.

Para fazer uma tatuagem, algumas etapas devem ser seguidas. Inicialmente é necessário fazer a limpeza do local onde será feita a tatuagem, retirando-se todos os pelos da região. Alguns profissionais recomendam que a depilação seja feita pelo menos dois dias antes do processo para evitar a inflamação dos pelos.

Antes de iniciar a tatuagem, é fundamental desinfectar a área que será tatuada. O mesmo deve ser feito com as mãos do tatuador antes da colocação da luva. Além disso, antes do início do processo, é importante verificar se as agulhas são descartáveis ou foram esterilizadas na autoclave (aparelho de esterilização empregados em instrumentos cirúrgicos e afins) e se as tintas estão com seus rótulos originais.

Após a limpeza total da área e conferência do material a ser utilizado, inicia-se a fase de transferência do desenho que deverá ser tatuado. A técnica chamada de decalque permite que os contornos a serem feitos fiquem na pele de forma a guiar o trabalho do tatuador. Feito isso, começa a injeção da tinta.

Finalizada a tatuagem, é importante fazer o curativo do local. Aproximadamente três horas após a realização do desenho, é necessário lavar a área com água corrente e sabonete neutro ou antisséptico. Depois de limpar, é fundamental aplicar pomada cicatrizante e refazer o curativo.

Recomenda-se que seja feito o curativo por dois dias pelo menos quatro vezes ao dia. Passado esse tempo, a recomendação é que se utilize somente a pomada Outras dicas importantes são: não tomar banho de piscina ou mar, não expor a tatuagem ao sol e sauna durante o período de cicatrização e nem arrancar as cascas que se formam.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. “Como são feitas as tatuagens?”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/como-sao-feitas-as-tatuagens.htm>. Acesso em 27 de setembro de 2016.

Ler matéria completa