Anatomia da Folha Vegetal

A folha é um órgão vegetal, normalmente laminar e verde, encontrado na maioria das plantas existentes. Geralmente apresenta crescimento limitado, ou seja, não cresce durante toda a vida da planta. A principal função é a realização da fotossíntese, porém também atua na transpiração, trocas gasosas, reserva e até mesmo na atração de agentes polinizadores.

A folha apresenta duas faces, a face adaxial (parte superior) e a face abaxial (parte inferior). Ambas as faces são recobertas pela epiderme. Além desse tecido, podemos perceber claramente a presença de tecidos vasculares percorrendo toda a folha, formando as chamadas nervuras. Sendo assim, percebemos que esse órgão é formado por um sistema dérmico (epiderme), um sistema fundamental (mesofilo) e um sistema vascular (feixes vasculares)

A epiderme das folhas geralmente é formada por apenas uma camada, com exceções de algumas espécies, como as dos gêneros Piper. Nessa região encontramos, além das células epidérmicas fundamentais, células que formam os estômatos e tricomas, duas estruturas que podem ocorrer em ambas as faces da folha ou em apenas uma delas. Recobrindo a epiderme, é possível verificar a presença de uma substância lipídica, a cutícula.

O mesofilo, tecido da folha responsável pelo processo de fotossíntese, é formado principalmente por parênquima clorofiliano, porém também podemos encontrar colênquima e esclerênquima. O parênquima clorofiliano apresenta grande quantidade de cloroplastos. Ao realizar um corte transversal da lâmina foliar, podemos observá-lo entre a epiderme da face abaxial e adaxial.

Nas eudicotilêdoneas, podemos observar a presença de dois tipos principais de parênquima clorofiliano: o paliçádico e o lacunoso. O parênquima paliçádico pode estar localizado abaixo da epiderme da face adaxial ou então nas duas faces. Eles apresenta células cilíndricas alongadas, dispostas lado a lado e separadas por pequenos espaços intercelulares. Já o parênquima lacunoso possui grande quantidade de espaço entre as células, que, por sua vez, possuem formatos variados. Localiza-se logo acima da epiderme da face abaxial ou entre as camadas de parênquima paliçádico.

Uma folha recebe a denominação de dorsiventral quando o parênquima paliçádico apresenta-se próximo à epiderme adaxial, e o lacunoso próximo à face abaxial. Quando o parênquima paliçádico está localizado tanto na face abaxial quanto na adaxial, dizemos que a folha é isolateral. Existem ainda as folhas chamadas de homogêneas, em que não é possível diferenciar esses dois tipos de parênquima.

Como dito anteriormente, o sistema vascular das folhas pode ser chamado de nervuras. Na grande maioria das folhas, podemos observar os feixes com o xilema voltado para a face adaxial e o floema voltado para a face abaxial, sendo, portanto, do tipo colateral. Os feixes podem estar circundados por células parenquimáticas ou esclerenquimáticas, que formam a chamada bainha do feixe.

Ler matéria completa