Água de reúso

Em todo o planeta é grande a preocupação com a disponibilidade de para a população. O uso exacerbado desse recurso e a constante contaminação e poluição dos rios e lagos favorecem a crise hídrica ao redor do mundo.

Diante da , alternativas devem ser criadas para um melhor aproveitamento desse valioso bem. A água de reúso é um bom exemplo de como podemos evitar o desperdício e reaproveitar.

A água de reúso pode ser definida como a água residuária que está dentro de padrões estabelecidos para a sua reutilização. Normalmente a água residuária é proveniente do banho, cozinha, processos de fabricação industrial e águas de infiltração, sendo geralmente tratada em

Existem dois tipos principais de reúso: o indireto e o direto. O reúso indireto é aquele em que a água é utilizada pelo homem e liberada novamente nos corpos hídricos sem ou com tratamento prévio. O reúso direto, por sua vez, é o uso planejado da água residuária. Dessa forma, são realizados tratamentos, e essa água é transportada até seu local de uso. Nesse último caso, a água não é lançada no meio.

A água de reúso possui uma qualidade inferior quando comparada à água potável e não é usada diretamente para o consumo. Em grande parte dos casos, sua utilização engloba geração de energia, refrigeração de equipamentos, lavagem de carros, irrigação de campos para cultivo, combate a incêndios, limpeza de ruas e irrigações de jardins. Todas essas atividades não necessitam da utilização de água potável, sendo assim, a água de reúso faz com que maior quantidade de água potável seja disponibilizada, ajudando, portanto, no problema de abastecimento.

A água de reúso é, sem dúvidas, uma ótima alternativa para a atual crise hídrica na qual o Brasil encontra-se. A reutilização da água promove o uso sustentável de recursos hídricos, diminui a quantidade de esgoto lançada nos rios e lagos, além, é claro, de aumentar a disponibilidade para fins em que há necessidade de potabilidade.

Curiosidade: Atualmente a água de reúso não é utilizada para consumo humano no Brasil, entretanto, diversos trabalhos estão sendo realizados para que isso seja possível brevemente.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. “Água de reúso”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/Agua-reuso.htm>. Acesso em 27 de setembro de 2016.

Ler matéria completa