Raiva, resfriado e rubéola

conhecida também como hidrofobia, pelo fato de que os músculos da deglutição se contraem, provocando dor ao ingerir água ou outros alimentos; é causada pelo Lyssavirus, e compromete o sistema nervoso central do indivíduo, levando a óbito em mais de 99% dos casos. É transmitida pela mordedura, arranhadura ou lambida de mamíferos contendo o vírus. Existe soro e vacina contra a raiva, sendo veículos importantes para evitar a manifestação da doença. Em caso de acidentes envolvendo animais, como os descritos, o local do ferimento deve ser lavado com água e sabão, e o indivíduo acometido, encaminhado ao serviço médico.

a maioria dos resfriados é causada pelo Rhinovirus. Este e outros vírus responsáveis por esta doença infectam as mucosas nasais, podendo invadir a garganta, seios nasais e outras regiões do sistema respiratório. Espirros, congestão nasal e aumento de muco nesta região são algumas de suas características, estas de menor intensidade dos sintomas que a gripe provoca. A transmissão se dá pelo contato com o vírus eliminado na saliva ou secreções nasais de pessoas doentes, estes que podem resistir por horas em objetos e superfícies.

com manifestações de febre, tosse, obstrução nasal e outros sintomas semelhantes aos da gripe (além da forma de contágio), tem também como característica o surgimento de pequenas manchas rosadas na pele. A cura desta doença, causada pelo Rubivirus, geralmente se dá de forma espontânea, sem sequelas. Entretanto, mulheres grávidas merecem atenção especial, já que o vírus pode atravessar a placenta e infectar o feto, este que pode apresentar sequelas como surdez e doenças cardíacas. Existe vacina para a rubéola.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Ler matéria completa