Questões Fungos – Vestibular

  1. Questões_Fungos_VestibularComplete a frase, optando por uma das alternativas:

 

Fungos multicelulares têm o corpo formado por um filamento delgado chamado _______. O conjunto destas/destes é chamado ____________.

 

(A) hifa, micélio

(B) esporo, micélio

(C) hifa, esporo

(D) micélio, hifa

(E) esporo, hifa

 

 

  1. No Reino Fungi, é possível encontrar representantes multicelulares e unicelulares. Entre os organismos indicados a seguir, marque a alternativa que apresenta um exemplo de fungo unicelular.

 

a) Cogumelo.

b) Levedura.

c) Bolor.

d) Orelha-de-pau.

 

 

  1. Julgue os itens a seguir com “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

 

a – ( ) Alguns fungos podem ter reprodução tanto assexuada quanto sexuada.

b – ( ) Além de decomporem a matéria orgânica, fungos podem ser utilizados na produção de alimentos e bebidas.

c – ( ) Fungos causam doenças apenas em seres humanos e outros animais.

d – ( ) A penicilina era obtida, primeiramente, de fungos do gênero Penicillium.

e – ( ) Liquens e micorrizas são associações benéficas envolvendo fungos e outros organismos.

 

 

  1. Assinale a opção que NÃO apresenta uma característica dos seres pertencentes ao Reino Fungi.

A) São autotróficos e realizam fotossíntese.

B) Produzem antibióticos.

C) São capazes de realizar fermentação.

D) Realizam decomposição de matéria orgânica.

E) Suas células não possuem cloroplastos.

 

 

  1. Encontram-se às vezes, em certos ambientes, pedaços de pão recobertos de bolor. Explica-se esse fato porque o bolor representa:

 

a) uma colônia de bactérias que se desenvolveu a partir de uma única bactéria que contaminou o pão.

b) o lêvedo usado no preparo do pão, que se desenvolveu e tomou uma coloração escura.

c) um agrupamento de microrganismos que apareceram no pão, por geração espontânea.

d) um conjunto de fungos originados de esporos existentes no ar e que se desenvolveram no pão.

e) o resultado do apodrecimento da farinha utilizada no fabrico do pão.

 

  1. A parte comestível do cogumelo (champignon) corresponde ao:

     

a) hifas do ascomiceto.

b) corpo de frutificação do ascomiceto.

c) hifas do basidiomiceto.

d) corpo de frutificação do basidiomiceto.

 

 

  1. Fungos e bactérias têm sido considerados, por muitos, os “vilões” entre os seres vivos. Sabemos, entretanto, que ambos apresentam aspectos positivos e desempenham importantes funções ecológicas.

     

a) São usados na alimentação, por exemplo os lactobacilos do iogurte e os fungos de queijos especiais.

b) São causadores de patologias estabelecendo seleção natural entre os animais domésticos.

c) São importantes na cadeia alimentar funcionando como produtores e base das pirâmides alimentares.

d) São decompositores que reciclam a matéria orgânica transformando-a em inorgânica.

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Observe o desenho acima e assinale a alternativa INCORRETA.

     

a) São organismos eucarióticos e fazem parte do Reino FUNGI.

b) Existem espécies comestíveis, venenosas e outras alucinógenas.

c) Existem espécies fotossintetizadoras.

d) Podem ser saprófitas ou parasitas.

e) O “champignon” é um exemplo pertencente a esse grupo.

 

 

  1. Quanto a indivíduos do Reino Fungi podemos afirmar que:

     

A) podem produzir antibióticos e fazer fotossíntese.

B) podem formar micorrizas e fazer fermentação

C) são exclusivamente unicelulares e procariotos

D) são autotróficos e pluricelulares

E) são eucariotos e quimiossintéticos

 

  1. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o motivo pelo qual os fungos não podem ser classificados como pertencentes ao Reino Plantae.

 

a) Fungos são organismos multicelulares.

b) Fungos são organismos eucarióticos.

c) Fungos são organismos heterotróficos.

d) Fungos são organismos parasitas.

 

 

  1. Assinale a opção que apresenta uma característica ausente no reino Fungi.

 

a) Reprodução assexuada.

b) Respiração anaeróbia.

c) Célula procariótica.

d) Nutrição heterotrófica.

e) Relação mutualística.

 

 

  1. O fermento biológico usado na fabricação de pães provoca o aumento do volume da massa como consequência da produção de:

     

a) CO2, a partir da água acrescentada à massa do pão.

b) CO2, a partir da fermentação do açúcar acrescentado à massa do pão.

c) O2, a partir da fermentação do amido existente na farinha do pão.

d) N2, a partir da fermentação do açúcar acrescentado à massa do pão.

e) O2, a partir da respiração do açúcar acrescentado à

massa do pão.

 

 

  1. O Reino dos Fungos é dividido em quarto grupos, quais são eles? Qual é o critério de separação?

 

 

  1. Determinados tipos de sementes podem sofrer contaminação por substâncias tóxicas produzidas por seres vivos cuja estrutura corporal está representada por hifas. Esses indivíduos devem pertencer ao grupo:

 

a) das algas.

b) dos protozoários.

c) das bactérias.

d) dos vírus.

e) dos fungos.

 

  1. O “sapinho” e a “frieira” são processos patológicos que afetam o corpo humano em função da atividade de microrganismos catalogados como:

 

a) bactérias

b) vírus

c) fungos

d) algas

e) protozoários

 

  1. Um pesquisador identificou, em certo material, uma espécie composta por seres aclorofilados, com nutrição heterotrófica, que utiliza o glicogênio como reserva energética e apresenta estruturas denominadas hifas. Essa espécie pertence ao reino:

 

a) fungi.

b) animal.

c) protista.

d) monera.

e) vegetal

 

 

Fleming e a penicilina

    Em 1928, o cientista escocês Alexander Fleming (1881-1955) trabalhava em seu laboratório em Paris, França, com culturas de bactérias. Esses microrganismos cresciam em placas especiais, geralmente sobre um meio gelatinoso produzido a partir de substâncias provenientes de algas.

    Certo dia, Fleming observou que um fungo do gênero Penicillium havia contaminado sua cultura de bactérias por acaso e, onde ele crescera, não houve desenvolvimento de bactérias. Assim, percebeu que o fungo deveria produzir alguma substância capaz de impedir o crescimento da cultura de bactérias.

    Para verificar sua hipótese, cultivou esses fungos, extraindo deles a substância batizada como penicilina, em referência ao fungo de onde foi extraído, passando a emprega-la em seu laboratório para selecionar bactérias sensíveis à sua ação.

    A descoberta de Fleming não despertou inicialmente interesse, nem houve preocupação em utilizá-la em tratamentos. Somente com a Segunda Guerra Mundial, em 1939, é que se percebeu o incrível poder de cura que a penicilina tinha. Assim, por acaso, foi descoberto o primeiro antibiótico.    

 

 

  1. Qual cientista descobriu a penicilina? E em qual ano?

     

     

  2. De que forma Fleming descobriu a penicilina?

 

 

  1. Por que Fleming deu o nome de penicilina ao antibiótico?

 

  1. A descoberta de Fleming foi importante na época? Explique.