Peptídeos

Os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas pela união de átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Essas moléculas orgânicas são indispensáveis para a formação das moléculas de proteínas, sendo, assim, indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Quando esses aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, são chamados de peptídeos

As moléculas de aminoácidos são formadas por um grupamento amina (NH2), um grupamento carboxila (COOH) e um radical () que varia conforme o aminoácido. Quando há a união de aminoácidos, há a formação das ligações peptídicas. Para que ocorra a união de dois aminoácidos, é necessário que o grupamento carboxila de um dos aminoácidos perca uma hidroxila (OH), disponibilizando uma ligação. O grupamento amina do outro aminoácido perde um hidrogênio (H), disponibilizando também uma ligação.

Assim, a união dos aminoácidos ocorre por essas ligações que ficaram disponíveis, definindo, assim, uma ligação peptídica e formando um peptídeo. A hidroxila que foi liberada pelo grupo carboxila se une ao hidrogênio liberado pelo grupo amina do outro aminoácido, consequentemente formando uma molécula de água. Dessa forma, podemos dizer que a união de dois aminoácidos, ou a formação de um peptídeo, é uma reação de síntese por desidratação, porque liberou uma molécula de água.

Quando há a união de dois aminoácidos, damos o nome de dipeptídios. Quando há três e quatro aminoácidos unidos por ligações peptídicas chamamos de tripeptídeo e tetrapeptídeo, respectivamente. Os polipeptídeos são formados por uma longa cadeia de aminoácidos, e é dessa categoria que as proteínas fazem parte, pois são constituídas de um grande número de aminoácidos.

Ler matéria completa