Insetos

Os insetos, animais do filo dos, constituem o grupo de animais com maior número de espécies existentes. Alguns , tais como os besouros, borboletas, mosquitos, abelhas, vespas, moscas, entre outros.

Os insetos dominam praticamente todos os ambientes do planeta, e isso acontece por razões específicas. Entre as principais características que garantem o sucesso dos insetos, está a presença de exoesqueleto, comum a outros , presença de asas que garantem o voo, ovos resistentes e desenvolvimento indireto, o que garante que adultos e jovens não apresentem competição por recursos.

Os insetos, como todos os outros artrópodes, apresentam um exoesqueleto resistente, pernas articuladas e músculos desenvolvidos. As características que diferenciam esse grupo dos demais artrópodes são estas:

Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome;

Três pares de pernas;

Dois pares de asas (presentes na maioria das espécies);

Um par de olhos compostos;

Peças bucais aparentes.

Além das características morfológicas, podemos citar como características importantes dos insetos as trocas gasosas realizadas por traqueias, a excreção por meio do túbulos de Malpighi e o sistema circulatório aberto, que apresenta como função principal transportar nutrientes. O sistema nervoso é formado por gânglios nervosos ventrais que saem de um cérebro localizado na cabeça.

Desenvolvimento dos insetos

Os insetos são animais que apresentam desenvolvimento direto ou indireto, a depender da espécie estudada. No desenvolvimento direto, jovens e adultos diferenciam-se, normalmente, pelo tamanho e maturidade sexual. Já os que possuem desenvolvimento indireto sofrem , que pode ser incompleta ou completa.

Nos insetos com metamorfose incompleta ou gradual, observa-se o desenvolvimento hemimetábolo, isto é, poucas mudanças são observadas e elas surgem após algumas mudas sucessivas. O estágio imaturo é chamado de ninfa, quando terrestre, e náiades, quando aquáticos. Um exemplo de inseto que realiza esse desenvolvimento é o gafanhoto.

Nos insetos com metamorfose completa, o desenvolvimento é holometábolo. Nesse caso, são observadas muitas variações no corpo do organismo. Nas borboletas, por exemplo, verifica-se a presença de uma larva, depois a fase de pupa e, somente após essas fases, o animal torna-se completamente adulto.

Insetos possuem importância ecológica e econômica?

Apesar de aterrorizarem algumas pessoas, os insetos exercem papel importante no meio ambiente, não podendo ser, portanto, eliminados por completo. Um dos papeis principais dos insetos é a polinização das , ou seja, das plantas floríferas. Entretanto, apesar de ajudarem na reprodução, os insetos também prejudicam as plantas. As lagartas, por exemplo, ingerem uma grande quantidade de tecido vegetal.

Ler matéria completa