Hora do Planeta 2016
A é um ato simbólico organizado pela World Wildlife Fund (WWF) que busca alertar as pessoas do mundo sobre a importância de proteger o planeta contra nossos negativos. O movimento, que se iniciou em 2007, na Austrália, completa dez anos e tem ganhado a cada ano mais adeptos.
No Brasil, a Hora do Planeta encontra-se em sua oitava edição e, no ano passado, contou com a participação de 185 municípios e todas as capitais, incluindo o Distrito Federal. Nesse ano, várias cidades já confirmaram sua participação, como Porto Alegre, Recife, Macapá, Maceió, Natal, Belo Horizonte, Aracaju, Goiânia, Campo Grande, Brasília, Manaus, entre várias outras.
Em 2016, a Hora do Planeta acontecerá no dia 19 de março (sábado), das 20h30 às 21h30 no horário local. O vídeo da campanha, denominado “O Futuro Começa Agora”, mostra uma linda mensagem a respeito das mudanças valiosas que podem ocorrer no planeta se começarmos a agir agora. O filme mostra todas as vitórias da humanidade na luta contra o aquecimento global e finaliza com esta frase inspiradora: “Suas ações hoje podem mudar nosso amanhã!”.
A Hora do Planeta acontece anualmente em março, mês escolhido por coincidir com o de primavera, no Hemisfério Norte, e o de outono, no Hemisfério Sul. Isso permite que o impacto visual, ao desligar as luzes, seja maior, uma vez que o fim do dia acontece em momentos próximos nos dois hemisférios.
Ao apagar as luzes, fica evidente que um grande número de pessoas preocupa-se com as questões ambientais do globo e pede ações concretas e eficientes na luta contra as e outros problemas ambientais. Ao aderir ao movimento, a pessoa, empresa e órgão público demonstram sua preocupação e amor pelo planeta.
Devemos ressaltar que não existe uma intenção de economizar energia com esse ato. O objetivo vai muito além de uma redução do consumo por apenas uma hora. O apagar as luzes simboliza o compromisso com o planeta e a necessidade constante da participação de todos nas lutas ambientais, como afirmou Barack Obama no vídeo oficial da campanha de 2015: “nós somos a primeira geração a sentir o impacto das mudanças climáticas e a última que pode fazer alguma coisa a respeito”.
Para participar da Hora do Planeta, basta desligar as luzes de sua casa por uma hora. Entretanto, para que uma cidade seja reconhecida oficialmente como participante, é necessária a inscrição por parte dos governadores e prefeitos. Após realizar o contato com a WWF, as cidades receberão um guia com dicas para envolver toda a comunidade e recomendações a respeito da segurança no momento do ato.
Vale destacar que a Hora do Planeta não se trata de um “apagão”, mas, sim, de uma ação voluntária. Assim sendo, nem todas as luzes de uma cidade serão apagadas, mantendo-se principalmente aquelas necessárias para a segurança, tais como semáforos e luzes de ruas e avenidas.