Exercícios sobre ruminantes
Os ruminantes são um grupo de mamíferos herbívoros que apresenta uma digestão altamente especializada. Como exemplos de animais pertencentes a esse grupo, podemos citar:
a) bois, cabritos, ovelhas e cachorros.
b) bois, cabritos, renas e búfalos.
c) bois, ovelhas, coelhos e cavalos.
d) cabras, ovelhas, porcos e cavalos.
e) girafas, elefantes, cavalos e coelhos.
Os ruminantes apresentam um estômago bastante peculiar dividido em quatro compartimentos. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessas partes.
a) rúmen, cólon, barrete, omaso.
b) rúmen, retículo, omaso e abomaso.
c) rúmen, cólon, omaso e abomaso.
d) rúmen,estômago, pança e cólon.
e) rúmen, pança, retículo e barrete.
Os mamíferos ruminantes são animais capazes de digerir a celulose ingerida na alimentação. Isso ocorre porque:
a) no omaso dos ruminantes é encontrada uma grande quantidade de enzimas que digerem a celulose.
b) no rúmen e no retículo são encontrados micro-organismos simbióticos que promovem a digestão da celulose.
c) no omaso e abomaso existem bactérias capazes de realizar a quebra da celulose.
d) a saliva dos ruminantes é rica em enzimas capazes de digerir a celulose.
e) os dentes desses animais são capazes de quebrar as folhas em pedaços muito pequenos, ajudando, assim, no processo de digestão da celulose.
Sabemos que o estômago dos ruminantes apresenta quatro compartimentos. Apenas uma dessas porções é considerada o “estômago verdadeiro”, em virtude da produção de HCl e pepsinogênio. Marque a alternativa que indica o nome desse compartimento.
Os ruminantes possuem um estômago que apresenta quatro compartimentos, sendo frequentemente divididos em pré-estômagos e estômago verdadeiro. Marque a alternativa que indica corretamente os compartimentos que compõem o pré-estômago.
c) rúmen, retículo e abomaso.
d) rúmen, retículo e omaso.
e) rúmen, abomaso e omaso.
Alternativa “b”. Os animais ruminantes são aqueles mamíferos que possuem vários compartimentos gástricos. Como exemplos, podemos citar os bois, cabritos, alces, renas, cervos, carneiros, búfalos, gazelas, girafas, entre outros.
Alternativa “b”. O estômago dos ruminantes é dividido em quatro compartimentos conhecidos por rúmen ou pança, retículo ou barrete, omaso ou folhoso e abomaso ou coagulador.
Alternativa “b”. Nos ruminantes são encontrados micro-organismos capazes de digerir a celulose presente nos vegetais. Esses micro-organismos estão localizados no rúmen e no retículo.
Alternativa “e”. É no abomaso que a secreção de HCl e a digestão peptídica ocorrem, por isso ele é conhecido como “estômago verdadeiro”.
Alternativa “d”. Os pré-estômagos são o rúmen, o retículo e o omaso, que apresentam funções fermentativas. Já o estômago verdadeiro é o abomaso, que apresenta uma mucosa com grande quantidade de glândulas.