Exercícios sobre reprodução assexuada nos fungos
A reprodução dos fungos pode ocorrer de forma sexuada ou assexuada. As leveduras, por exemplo, reproduzem-se por meio da formação de gêmulas, que se separam da célula original e originam um novo organismo. Esse processo de reprodução é conhecido como:
Alguns fungos possuem a incrível capacidade de produzir células especiais, com paredes resistentes e capazes de dar origem a outro indivíduo. Essa estrutura, que geralmente é levada pelo vento e garante uma maior distribuição do fungo, é chamada de:
Fungos filamentosos usualmente se reproduzem assexuadamente em virtude da desagregação do micélio, que dá origem a outro fungo. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o nome desse processo de reprodução assexuada.
Algumas vezes, durante o processo de brotamento nos fungos, pode não ocorrer a separação do broto e a formação de um novo indivíduo. Quando a célula original mantém-se unida aos brotos, forma cadeias denominadas de:
(Vunesp) Reprodução na qual há produção de esporos por meiose e fusão de hifas haploides diferentes, originando micélios diploides, é típica de:
Alternativa “d”. No processo de brotamento, ocorre a formação de um broto ou gêmula, que se separa da célula original e forma outro indivíduo.
Alternativa “c”. Os esporos são estruturas resistentes que ajudam na distribuição de algumas espécies de fungos. Essas estruturas são eliminadas pela espécie e, quando encontram um local propício, originam um novo indivíduo.
Alternativa “b”. O processo de fragmentação é o tipo de reprodução em que o micélio desintegra-se e os seus pequenos fragmentos originam outros micélios.
Alternativa “d”. Os pseudomicélios são cadeias de células formadas pelo processo de brotamento.
Alternativa “a”. A reprodução descrita no enunciado é típica de fungos.