Exercícios sobre relações ecológicas interespecíficas
(UFLA-MG) Há alterações ambientais (como por exemplo, as práticas de cultivo) que têm como consequência a perda de nutrientes (substâncias responsáveis pela nutrição das plantas) no solo. Esta perda é reduzida com o plantio de leguminosas que auxiliam na fixação do nitrogênio no solo. Que tipo de interação entre espécies está envolvida nesta relação?
(Unifesp) A raflésia é uma planta asiática que não possui clorofila e apresenta a maior flor conhecida, chegando a 1,5 metro de diâmetro. O caule e a raiz, no entanto, são muito pequenos e ficam ocultos no interior de outra planta em que a raflésia se instala, absorvendo a água e os nutrientes de que necessita. Quando suas flores se abrem, exalam um forte odor de carne em decomposição, que atrai muitas moscas em busca de alimento. As moscas, ao detectarem o engano, saem da flor, mas logo pousam em outra, transportando e depositando no estigma desta os grãos de pólen trazidos da primeira flor. O texto descreve duas interações biológicas e um processo, que podem ser identificados, respectivamente como:
a) Inquilinismo, mutualismo e polinização.
b) Inquilinismo, comensalismo e fecundação.
c) Parasitismo, mutualismo e polinização.
d) Parasitismo, comensalismo e fecundação.
e) Parasitismo, comensalismo e polinização.
Marque a alternativa que contém informações incorretas.
a) No predatismo, um organismo (predador) mata outro (presa) para se alimentar, sendo esse um fenômeno muito frequente na natureza.
b) O inquilinismo é a relação em que uma espécie “inquilina” vive sobre ou no interior de uma espécie hospedeira, sem prejudicá-la.
c) A protocooperação é um tipo de relação ecológica em que as espécies associadas trocam diversos benefícios, não podendo de forma alguma viver isoladamente.
d) No Amensalismo, uma espécie é prejudicada sem que a outra seja afetada.
e) No parasitismo, uma espécie parasita a outra, causando prejuízos à espécie parasitada.
As afirmativas abaixo apresentam diferentes relações interespecíficas entre os seres vivos.
I) O fungo fornece água e sais minerais retirados do meio para a alga, que fornece ao fungo as substâncias orgânicas que produz.
II) O leão mata e devora a sua presa para se alimentar.
III) As orquídeas, para conseguirem luz, prendem-se com suas raízes ao tronco e aos ramos altos das árvores.
IV) As rêmoras prendem-se ao corpo dos tubarões para se alimentarem dos restos das presas caçadas pelos tubarões.
As relações descritas nesses itens são classificadas, respectivamente, como:
a) Inquilinismo, predatismo, mutualismo e comensalismo.