Exercícios sobre recifes de corais

Os recifes de corais são formados, principalmente, por organismos denominados genericamente de corais. Os corais normalmente estão associados a ____________, que lhe fornecem compostos orgânicos em troca de proteção, uma associação conhecida como _______________.

Marque a alternativa que apresenta os termos que completam respectivamente os espaços acima.

a) plantas e mutualismo facultativo.

b) parasitas e simbiose

d) algas e mutualismo facultativo.

e) plantas e simbiose.

Os corais, apesar do que muitos pensam, são organismos que vivem em colônias e são capazes de produzir um esqueleto constituído de carbonato de cálcio. Esses esqueletos formam os famosos recifes de corais, que se destacam por agrupar uma grande biodiversidade. Os recifes de corais podem ser classificados em três tipos básicos, sendo aqueles formados próximos à costa chamados de:

a) recifes em franja.

c) recifes em barreira.

e) recifes em círculo.

(VUNESP-2007) Há 500 milhões de anos, minúsculos animais flutuantes associaram-se a algas microscópicas e fixaram-se às rochas marinhas, formando colônias. A concentração destas colônias dá origem a áreas naturais inigualáveis, pela sua cor, beleza, forma e grande variedade de vida. Esses locais, verdadeiros oásis de vida marinha, são dos mais produtivos ecossistemas do planeta.

(Suzana Ribeiro. www.naturlink.pt/)

a) poliquetos do Filo Annelida, formadores de colônias de tubos.

b) recifes de corais, formados por seres do Filo Cnidaria.

c) colônias de organismos do Filo Mollusca.

d) zooplâncton, formado, principalmente, por organismos do Filo Arthropoda.

e) recifes de corais, formados por organismos do Filo Porifera.

(Mack-2005) O “branqueamento dos recifes de coral” tem sido um dos desastres ambientais mais preocupantes. O fenômeno caracteriza-se pela morte de algas microscópicas que vivem, de forma mutualística, na cavidade gastrovascular de cnidários. A respeito desse processo, considere as seguintes afirmativas.

I. A destruição de recifes afeta grande parte da teia alimentar marinha, uma vez que eles são importantes locais de abrigo e reprodução de várias espécies marinhas.

II. As algas, ao realizarem fotossíntese, fornecem parte da matéria orgânica para o cnidário e este, por sua vez, fornece abrigo e elementos necessários para a fotossíntese.

III. Como se trata de uma relação mutualística, os corais não são capazes de sobreviver sem as algas em seu interior.

a) se somente as afirmativas I e II forem corretas.

b) se somente as afirmativas II e III forem corretas.

c) se todas as afirmativas forem corretas.

d) se somente a afirmativa I for correta.

e) se somente as afirmativas I e III forem corretas.

Alternativa “c”. Os corais normalmente estão associados a algas, em uma relação de simbiose.

Alternativa “a”. Os recifes em franja são o tipo mais simples e comum. Desenvolvem-se na linha da costa. Esses recifes são os que mais sofrem com a ação do homem, pois estão mais próximos da praia.

Ler matéria completa