Exercícios sobre os tipos de cartilagem

Sabemos que a cartilagem pode ser classificada em três tipos principais: hialina, elástica e fibrosa. A respeito desses três tipos, marque a alternativa incorreta:

a) A cartilagem elástica está presente na orelha e caracteriza-se por sua flexibilidade.

b) A cartilagem fibrosa está associada ao tecido conjuntivo denso.

c) Nos meniscos das articulações dos joelhos, encontramos cartilagem fibrosa.

d) A cartilagem hialina normalmente não é envolvida pelo pericôndrio.

e) A cartilagem fibrosa é resistente à tração e apresenta grande quantidade de fibras colágenas.

A cartilagem que compõe os discos intervertebrais é bastante resistente e rica em feixes colágenos. Graças a essas características, podemos afirmar que essa cartilagem é classificada como

As cartilagens são classificadas por meio da análise da quantidade de fibras presentes em cada uma delas. As cartilagens que formam o primeiro esqueleto do feto, por exemplo, apresentam poucas fibras colágenas e são classificadas como:

A seguir há uma lista com algumas partes do corpo formadas por cartilagem. Identifique a única estrutura formada por cartilagem elástica.

b) Anéis da traqueia.

e) Extremidade dos ossos.

O pericôndrio é uma camada de tecido conjuntivo normalmente encontrada revestindo as cartilagens. A única cartilagem que não é revestida por essa camada é a:

b) cartilagem elástica.

c) cartilagem hialina.

d) cartilagem modelada.

e) cartilagem fibrosa.

Alternativa “d”. A cartilagem hialina geralmente apresenta pericôndrio, um tipo de tecido conjuntivo que envolve a grande maioria das cartilagens.

Alternativa “b”. As cartilagens com alta concentração de feixes colágenos recebem a denominação de fibrosas.

Alternativa “d”. As cartilagens hialinas caracterizam-se pela presença de poucas fibras colágenas. Além disso, são ricas em substância fundamental e água.

Alternativa “c”. A epiglote é formada por cartilagem elástica, enquanto todas as outras estruturas citadas são formadas por cartilagem hialina.

Alternativa “e”. Por estar associado ao tecido conjuntivo denso, não se observa a presença de pericôndrio em cartilagens fibrosas.

Ler matéria completa