Exercícios sobre Origem da Vida
Existe um processo no qual alimentos e bebidas, como leite, passam por um aquecimento com temperatura ideal para destruir micro-organismos que podem causar doenças, caso não sejam eliminados. Esse processo não altera as propriedades dos alimentos e bebidas. Qual o nome pelo qual é conhecido?
Relacione as colunas:
( 1 ) Teoria na qual um ser vivo origina-se a partir de seres semelhantes
( 2 ) Hipótese na qual os animais surgiam de ovos invisíveis a olho nu
( 3 ) Processo para a geração de descendentes
( 4 ) Teoria na qual a vida surge de matéria inanimada
( ) Reprodução
( ) Experimento de Redi
( ) Biogênse
( ) Geração Espontânea
Explique o que é panspermia.
O que é a teoria da evolução química?
Resposta correta: letra “d”
As letras “a”, “b”, “c” e “e” são processos de separação de substâncias, enquanto a pasteurização é um processo térmico que visa destruir os micro-organismos causadores de doenças por meio de aquecimento não superior a 100º C.
( 3 ) Reprodução
( 2 ) Experimento de Redi
( 1 ) Biogênse
( 4 ) Geração Espontânea
Panspermia (pans – todo, sperma – semente) ou origem extraterrestre é uma hipótese de surgimento de vida na Terra que foi defendida primeiramente pelo físico irlandês Willian Thomson e pelo químico Svante Arrhenius. De acordo com essa hipótese, a vida originou-se na Terra a partir de seres vivos ou de substâncias precursoras de vida provenientes de outros locais do universo. Para a panspermia, a vida na Terra ou surgiu por meio de compostos orgânicos carregados por cometas e asteroides e se espalhou por planetas habitáveis ou surgiu a partir de germes e esporos que chegaram à Terra por meio de meteoritos.
É também conhecida como teoria da evolução molecular ou como hipótese da evolução gradual e foi proposta primeiramente pelo biólogo Thomas Huxley e posteriormente aprimorada por Oparin e Haldane. Nessa teoria, a vida surgiu a partir de uma evolução química na qual compostos inorgânicos formaram compostos orgânicos simples que se uniram e formaram moléculas complexas, como, por exemplo, lipídeos e proteínas, que por sua vez se uniram e se organizaram formando estruturas capazes de se duplicar. Essas estruturas complexas seriam consideradas como os primeiros seres vivos.