Exercícios sobre conceitos botânicos
Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o nome do gameta masculino flagelado encontrado em briófitas, pteridófitas e algumas poucas espécies de gimnospermas.
O grão de pólen foi uma grande novidade evolutiva para as plantas, uma vez que possibilita a reprodução mesmo na ausência de água. Nas angiospermas, quando o grão de pólen atinge o estigma, ocorre a absorção de uma solução açucarada que promove a sua germinação. Ao germinar, o grão de pólen da origem à (ao):
A flor é composta por vários elementos, alguns relacionados com a proteção e atração, e outros, com a função de reprodução. O conjunto formado pelo estigma, estilete e ovário recebe o nome de carpelo e representa a parte feminina da flor. Ao conjunto de carpelos dá-se o nome de:
O ciclo reprodutivo das plantas é caracterizado por duas fases que se alternam: esporófito e gametófito. Em razão dessa característica, dizemos que o ciclo apresenta:
a) alternância esporofítica.
b) alternância gametofítica.
c) alternância de gerações.
d) alternância reprodutiva.
e) alternância haploide.
(UFPE) Com relação às plantas, relacione as colunas:
( ) Não possuem flores nem sementes.
( ) Possuem sementes.
( ) Possuem vasos condutores de seiva.
( ) Possuem flores e sementes.
Alternativa “c”. O gameta masculino flagelado das plantas recebe o nome de anterozoide. Ele é encontrado em briófitas, pteridófitas e algumas gimnospermas (cicadáceas e Ginkgo).
Alternativa “d”. O tubo polínico é formado pelo crescimento celular de uma das células do grão de pólen. Ele é responsável por levar os núcleos espermáticos até o óvulo.
Alternativa “d”. Gineceu é o nome dado aos órgãos femininos da flor e pode ser formado por um carpelo ou mais.
Alternativa “c”. O ciclo reprodutivo das plantas apresenta alternância de gerações, ou seja, há alternância entre os indivíduos haploides e diploides.
Fanerógamas: Esse termo, que está caindo em desuso, refere-se às plantas que possuem flores e sementes.
Espermatófitas: Termo usado em referência às plantas que possuem sementes.
Criptógamas: Esse termo, também em desuso, refere-se às plantas que não possuem flores e sementes.
Traqueófitas: Termo usado para referir-se às plantas que possuem xilema e floema (vasos condutores de seiva).