Exercícios sobre código genético

Sabemos que o DNA fornece informações para a produção das proteínas, sendo o responsável por formar nosso código genético. Esse código pode ser definido como a relação existente entre as trincas de bases nitrogenadas encontradas no RNAm e os aminoácidos de uma proteína. A trinca de bases encontradas em um RNAm recebe o nome de:

Sabemos que existem quatro diferentes bases nitrogenadas em um RNAm. Essas bases permitem a formação de 64 códons diferentes, mas apenas 61 codificam aminoácidos. Esses 61 códons codificam:

a) 64 aminoácidos diferentes.

b) 30 aminoácidos diferentes.

c) 20 aminoácidos diferentes.

d) 61 aminoácidos diferentes.

e) 31 aminoácidos diferentes.

Quando dizemos que um aminoácido pode ser codificado por diferentes trincas, estamos nos referindo a uma importante característica do código genético. Que característica é essa?

O triptofano e a metionina são os únicos aminoácidos codificados exclusivamente por uma trinca. Indique a trinca que corresponde ao aminoácido metionina.

Existem 64 códons diferentes no código genético. Desses códons, apenas 61 codificam aminoácidos, sendo os outros três chamados de códons de parada. Entre as alternativas a seguir, marque aquela em que todos os códons sinalizam o término da síntese de proteínas.

Alternativa “d”. Os códons são trincas de bases nitrogenadas encontradas no RNAm. Essas bases podem ser: citosina, guanina, uracila e adenina.

Alternativa “c”. Dos 64 códons existentes, apenas 61 codificam os 20 aminoácidos existentes. Alguns códons codificam o mesmo aminoácido e, por isso, existem menos aminoácidos do que códons.

Alternativa “b”. A redundância é a propriedade do código genético que se refere à capacidade de diferentes trincas de codificarem o mesmo aminoácido. O aminoácido valina, por exemplo, pode ser codificado pelas trincas GUU, GUC, GUA, GUG.

Alternativa “c”. O aminoácido metionina é codificado pela trinca AUG, enquanto o triptofano é codificado pela trinca UGG.

Alternativa “e”. Os três códons de parada, responsáveis pelo fim da síntese de proteínas, são o UAA, UAG e UGA.

Ler matéria completa