DICA: Limpeza da carretilha

Todas as carretilhas de perfil alto são bem semelhantes na composição e montagem das peças, tenha sempre em mão a vista explodida da carretilha para a seqüência correta de montagem.

Material necessário:

* Óleo fino para rolamento
* Graxa teflonada
* Fluido para isqueiro tipo zippo
* Guardanapo
* Chave de fenda, philips e de boca numero 10
* Detergente
* Bastonetes do tipo cotonete
* Alicate para auxiliar no aperto e soltagem do parafuso
* Pinça para retirar as molas dos rolamentos
Começamos o desmonte separando a tampa da carretilha do chassi, para isso desparafusamos com o auxilio de um alicate os 2 parafusos que prendem a tampa onde se localiza a manivela, retiramos o carretel.
Começamos a seqüência de desmontagem das arruelas de pressão, logo abaixo já está o rolete para ter acesso a coroa e as engrenagens, soltamos os 2 parafusos localizados na tampa da carretilha com o auxilio de uma chave philips.
Separamos todas as peças, retiramos as molas, coroa, pinhão, os drags, coloco tudo em um limpador ultrasonico, porém, pode se fazer a limpeza com querosene ou água com detergente.
Aos poucos a sujeira vai desprendendo das peças, deixando uma água suja, mesmo assim para finalizar o serviço é preciso escovar as peças com água e detergente ou algum outro solvente, mantenha as peças limpas, para secar podemos usar guardanapos.
Retire os rolamentos com o auxilio de uma pinça, os principais são o do ajuste fino, da tampa, do carretel e abaixo do parafuso guia da coroa, deixamos mergulhados na solução do fluido de isqueiro e com o auxilio de um bastonete giramos o rolamento.
Deixamos secando os rolamentos em um guardanapo, em seguida, pingamos uma gota de óleo fino para rolamento e secamos o excesso com guardanapo.
Ao secar as peças começamos a montagem na seqüência inversa, use a vista explodida com referência, tomando o cuidado de montar o rolete na posição correta, senão trava a manivela.
Finalizamos a montagem prendendo novamente os parafusos laterais, a observação que faço é que frequentemente o encaixe não é feito da maneira correta, percebemos ao pressionar o gatilho que o mesmo afunda sem pressão e não retorna ao girar a manivela, para contornar este problema, logo depois de encaixar a lateral faça o teste apertando no gatilho e girando a manivela, se a mesma não retornar, desmonte, levante o gatilho e tente encaixar na posição correta, vai perceber que existe um encaixe que faz este movimento de armar e desarmar o carretel.
Agora sua carretilha esta pronta para a próxima pescaria.
Fonte: http://revistafisher.com.br/limpeza-da-carretilha-calcutta-101-xt-shimano/