Água dos alimentos

A água é uma substância essencial para o , uma vez que atua nas reações químicas do corpo, na regulação da temperatura, nos diversos processos fisiológicos, além de proteger certas estruturas, como é o caso do liquor presente entre as meninges. Apesar da necessidade constante dessa substância, nosso corpo é incapaz de armazená-la e, por isso, temos que repô-la a todo momento.

Sabemos que, para fornecer água ao nosso corpo, devemos beber muita . Entretanto, todos os organismos vivos são compostos por essa substância, o que significa que também podemos obter água a partir dos alimentos. Sendo assim, uma dieta rica em alimentos com muita quantidade de água pode ajudar na hidratação.

Geralmente os alimentos que mais possuem água são de origem vegetal. A água constitui cerca de 93% do peso do agrião e da abobrinha, por exemplo. O tomate e a melancia apresentam, respectivamente, 95% e 92%. Os diferentes tipos de carne, por sua vez, apresentam em torno de 60% a 75% de água, um valor relativamente inferior ao dos vegetais.

Os alimentos crus, de uma maneira geral, apresentam uma maior porcentagem de água, com exceção dos grãos que absorverem essa substância durante o cozimento. Estima-se que enquanto 100 gramas de feijão cru tenham apenas 14 % de seu peso em água, após o cozimento, esse valor chega a quintuplicar.

Os vegetais, além de se destacarem por sua grande quantidade de água, fornecem fibras, que controlam o regulamento do intestino, vitaminas e outros importantes nutrientes. Sendo assim, são alimentos essenciais para o funcionamento adequado do corpo e fortes aliados para matar a sede.

Veja a seguir uma pequena lista de alimentos com sua respectiva quantidade de água:

– Abacate: cerca de 83% de água.

– Abacaxi: cerca de 88% de água.

– Acerola: cerca de 90% de água.

– Alface: cerca de 96% de água.

– Arroz integral cozido: cerca de 70% de água.

– Bolacha de água e sal: cerca de 3% de água.

– Cenoura: cerca de 90% de água.

– Frango assado: cerca de 70% de água.

– Leite: cerca de 91% de água.

– Manga: cerca de 82% de água.

– Manteiga: cerca de 16% de água.

– Ovo: cerca de 75% de água.

– Peixe assado: cerca de 74% de água.

– Pepino: cerca de 95% de água.

– Uva: cerca de 81% de água.

ATENÇÃO: Apenas 10% da água necessária para suprir nossas recomendações diárias pode ser adquirida pelos alimentos. Sendo assim, não deixe de beber pelo menos 2,5 litros de diariamente.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. “Água dos alimentos”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/Agua-dos-alimentos.htm>. Acesso em 27 de setembro de 2016.

Ler matéria completa