Tipos de circulação sanguínea

Quando falamos em circulação sanguínea, logo imaginamos a : com correndo em graças ao impulso gerado pelo coração. Entretanto, nem todos os organismos apresentam essa forma de transportar o sangue. Vamos conhecer a seguir os principais tipos de circulação existentes.

Comumente observamos o sangue correndo no interior de vasos sanguíneos, entretanto, isso não acontece em todos os animais. Utilizando essa característica como critério de classificação, temos dois tipos de circulação:

Nesse tipo de circulação, o sangue passa por um vaso principal e é lançado em cavidades (lacunas) do corpo para a ocorrência, diretamente com as células, das trocas gasosas. Essa circulação é vista em artrópodes e moluscos.

Nesse tipo de circulação, o sangue corre apenas no interior de vasos sanguíneos. Entre os tipos de vasos sanguíneos mais conhecidos, podemos citar as artérias, veias e capilares. Esse tipo de circulação ocorre em todos os vertebrados e anelídeos.

Existe ainda a classificação que se baseia na análise de quantas vezes o sangue passa pelo coração em um circuito completo pelo corpo. Nesse caso, temos dois tipos de circulação:

o sangue passa apenas uma vez pelo coração. Esse caso é observado nos peixes, em que o sangue rico em gás carbônico (venoso) sai do coração em direção às brânquias, onde é oxigenado (sangue arterial) e segue para o corpo. No corpo, ocorrem trocas gasosas e o sangue retorna ao coração rico em gás carbônico, dando início a um novo ciclo.

o sangue passa duas vezes pelo coração. O circuito que leva sangue do coração para o pulmão e do pulmão novamente para o coração é denominado de circulação pulmonar. Já o circuito que leva sangue do coração para os tecidos do corpo e deste para o coração é denominado de circulação sistêmica.

Analisando se há ou não mistura de sangue rico em gás carbônico e sangue rico em oxigênio, podemos classificar a circulação dupla em:

ocorre a mistura de sangue rico em oxigênio e sangue rico em gás carbônico e pode ser observada em anfíbios e répteis. O primeiro grupo apresenta um coração com três cavidades, o que proporciona a mistura de sangue. Já nos répteis, os não crocodilianos apresentam coração com três cavidades e os crocodilianos possuem coração com quatro cavidades, mas a mistura ocorre em uma estrutura denominada de forame de Panizza.

o sangue rico em gás carbônico não se mistura com o sangue rico em oxigênio. Ela ocorre em aves e mamíferos. Esses dois grupos apresentam coração com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos.

Nos seres humanos, a circulação é fechada, dupla e completa!

Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

Ler matéria completa