Nervos

O sistema nervoso periférico é constituído de nervos, gânglios e terminações nervosas. Ele é responsável pela condução de estímulos ao sistema nervoso central ou de emissão de respostas, em órgãos específicos.

Fibras nervosas e tecido conjuntivo formam os nervos, que são os responsáveis pela transmissão de impulsos, do ou para o SNC (sistema nervoso central). São respectivamente: fibras sensoriais (ou aferentes); e fibras motoras (ou eferentes). As primeiras levam impulsos de células sensoriais para o SNC; e as segundas, são responsáveis por destinar os impulsos do SNC para os músculos.

Nervos se distribuem por todo o corpo a partir da medula espinal (31 pares de nervos espinais, ou raquidianos); ou do encéfalo (12 pares de nervos cranianos).

Nervos raquidianos se ligam a células sensoriais e, também, a músculos do corpo. Esses possuem duas raízes, sendo a de região ventral constituída de fibras motoras, e a de região dorsal, de fibras sensoriais. Dessa forma, estes 31 pares são considerados nervos mistos. Lesões provocadas na raiz motora, por exemplo, podem fazer com que o indivíduo tenha paralisia sem, no entanto, perder a sensibilidade. Já no caso de lesões na raiz sensorial, pode haver perda de sensibilidade sem, no entanto, haver alterações no tônus muscular.

Nervos cranianos são ligados a órgãos do sentido e músculos, principalmente aos da cabeça. Alguns deles possuem dilatações resultantes de um acúmulo de neurônios: os gânglios nervosos.

Ler matéria completa