Exercícios sobre tecido muscular

As células do tecido muscular são ricas em proteínas que estão relacionadas à contração muscular. Que nome recebe essas proteínas?

Podemos classificar o tecido muscular em três tipos: tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular não estriado ou liso. Sobre esses tecidos, marque a alternativa INCORRETA:

Os folhetos embrionários são conjuntos de células encontrados durante o desenvolvimento embrionário que darão origem aos tecidos do nosso corpo. O tecido muscular tem origem a partir de qual folheto embrionário?

(PISM-UFJF/2002) O tradicional bife de carne de boi é constituído por:

a) tecido muscular liso, que se caracteriza por apresentar contrações involuntárias.

b) tecido muscular estriado fibroso, que se caracteriza por apresentar contração involuntária.

c) tecido muscular liso, que se caracteriza por apresentar contrações constantes e vigorosas.

d) tecido muscular estriado, caracterizado por apresentar contrações peristálticas reguladas pelo cálcio.

e) tecido muscular estriado esquelético, que se caracteriza por realizar contrações voluntárias.

(UFPI) Que tipo de músculo é responsável pela peristalse ao longo do trato digestório?

Alternativa “c”. As células musculares apresentam filamentos de actina e miosina. Essas duas proteínas deslizam umas sobre as outras, fazendo com que o músculo se contraia.

Alternativa “c”.  O tecido muscular estriado cardíaco, encontrado no coração, apresenta contração involuntária, ou seja, não podemos controlar essas contrações.

Alternativa “b”. Os músculos são originados a partir do mesoderma, um folheto embrionário que se localiza entre o ectoderma e a endoderma. O mesoderma também dá origem ao sistema cardiovascular, urinário e genital.

Alternativa “e”. O bife é constituído por tecido muscular estriado esquelético e sua característica é a contração voluntária. Esse tecido constitui o que algumas pessoas chamam de “carne”.

Alternativa “c”. O tecido muscular liso ou não estriado apresenta contrações involuntárias e é encontrado no esôfago, estômago e intestinos. Nesses órgãos, o músculo é responsável pelos movimentos peristálticos que deslocam o alimento pelo trato digestório.

Ler matéria completa