Exercícios sobre sucessão ecológica

A sucessão ecológica ocorre até que se atinja o estágio final, onde é observada uma comunidade relativamente estável. O produto final do processo de sucessão é chamado de:

a) comunidade pioneira.

b) comunidade primária.

c) comunidade secundária.

d) comunidade clímax.

e) comunidade estática.

Sucessão ecológica é o nome dado a uma série de mudanças que ocorrem nas comunidades de um determinado ecossistema. Sobre a sucessão primária, marque a alternativa correta:

a) A sucessão primária ocorre em uma área que já foi ocupada por uma comunidade anteriormente.

b) A sucessão primária pode acontecer em áreas desmatadas, por exemplo.

c) A sucessão primária ocorre em ambientes estéreis, onde nunca houve a ocupação por seres vivos.

d) A sucessão primária é o último estágio da sucessão ecológica.

Durante o processo de sucessão ecológica, os ecossistemas sofrem várias mudanças. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica uma tendência ao longo da sucessão.

a) Diminuição do tamanho dos indivíduos.

b) Redução da diversidade de espécies.

c) Aumento da produtividade líquida.

d) Aumento da complexidade das cadeias alimentares.

e) Diminuição da biomassa total.

(UFC) São organismos pioneiros na sucessão ecológica, que atuam como produtores em lugares inóspitos e que apresentam os sorédios, eficientes estruturas de dispersão, formados por algas envolvidas por filamentos de fungos. Essa caracterização refere-se a:

(UFSCar) A substituição ordenada e gradual de uma comunidade por outra, até que se chegue a uma comunidade estável, é chamada de sucessão ecológica. Nesse processo, pode-se dizer que o que ocorre é

a) a constância de biomassa e de espécies.

b) a redução de biomassa e maior diversificação de espécies.

c) a redução de biomassa e menor diversificação de espécies.

d) o aumento de biomassa e menor diversificação de espécies.

e) o aumento de biomassa e maior diversificação de espécies.

Alternativa “d”. A comunidade clímax é aquela em que se atinge uma relativa estabilidade e equilíbrio. Esse tipo de comunidade, quando se instala, apresenta-se de forma permanente.

Alternativa “c”. A sucessão primária ocorre em ambientes que nunca foram ocupados por uma comunidade. Um exemplo de sucessão primária é o desenvolvimento de líquens em rochas, que liberam ácidos que formam uma pequena camada de solo que permite o desenvolvimento de espécies.

Alternativa “d”. Até atingir o clímax, diversas modificações ocorrem nos ecossistemas. Uma delas é o aumento da complexidade das cadeias alimentares, que passam de cadeias lineares para teias extremamente complexas.

Alternativa “b”. Os líquens são organismos importantes na colonização de locais inóspitos e são formados pela associação entre algas ou cianobactérias e alguns tipos de fungos. Nas rochas, eles liberam ácidos que dissolvem essa estrutura e formam uma pequena porção de solo, dando início à colonização.

Ler matéria completa