Exercícios sobre Poríferos

Os poríferos são animais também conhecidos como esponjas por possuírem poros por todo corpo. Mas em qual ambiente podemos encontrar os poríferos?

Os poríferos, quanto ao seu modo de vida, são animais sésseis, por quê?

Observe o desenho e responda:

a) O que é átrio ou espongiocele?

c) Quais os diferentes tipos de células presentes nos poríferos e quais suas funções?

As esponjas possuem diferentes formas, algumas mais simples e outras mais complexas. Observe o desenho e dê o nome de cada uma das formas.

Os poríferos, assim como ocorre em outros animais, têm grande capacidade de regeneração. Essa regeneração ocorre pela presença de células totipotentes capazes de se multiplicar originando outras células. Qual o nome dessas células?

Nos poríferos existem estruturas denominadas gêmulas. Explique o que são e para que servem. 

Marque a alternativa correta.

a) esponjas asconoides são aquelas que possuem maior superfície de contato com a água

b) as esponjas se alimentam de pequenos animais

c) espículas são as estruturas de resistência das esponjas

d) a movimentação dos flagelos dos coanócitos estabelece o fluxo de líquido dentro do animal
 

No reino animal existem vários filos conhecidos. Os poríferos são aqueles considerados os mais primitivos. Qual a característica principal dos poríferos?

b) possuem células urticantes;

c) possuem poros por todo o corpo;

e) possuem corpo achatado.
 

Explique o processo de nutrição de um porífero.

Os poríferos são aquáticos, ou seja, vivem na água, sendo a maioria de vida marinha, presentes em águas costeiras, rasas e quentes. Eles necessitam deste ambiente, pois são animais filtradores, necessitando da água para carrear seu alimento, oxigênio e minerais.

A palavra séssil vem do latim e significa diretamente ligado. Os poríferos não apresentam órgão de locomoção e vivem, geralmente, presos a substratos, como rochas e conchas, permanecendo sozinhos ou formando colônias de variadas formas e cores.

a) Átrio ou espongiocele é uma cavidade que fica dentro do animal, é o espaço onde a água circula em direção ao ósculo.

b) Ósculo é a região superior da esponja, por onde a água flui para o exterior do porífero. É uma abertura.

c) – Coanócitos – geram o fluxo de água que irá carrear o alimento e oxigênio, por meio de batimentos de seus flagelos. Os coanócitos são as células que fagocitam os alimentos. Nos coanócitos há presença de um colarinho que possui microvilosidades, o que aumenta a superfície de contato da região com os alimentos. Formam a coanoderme.

– Pinacócito – estas células são responsáveis pelo revestimento do animal, formando a epiderme, que também possui porócitos. São células achatadas e bastante unidas que formam a pinacoderme.

– Porócitos – são células que ficam entre os pinacócitos, têm a forma de um canal que atravessa o porífero. A água entra no porífero pelos porócitos. É responsável pela formação de óstios, orifícios ou poros microscópicos.

Ler matéria completa