Exercícios sobre homeostase

(UECE) Existem inúmeras características que nos permitem diferenciar a matéria viva da inanimada. A característica “O ser vivo é capaz de manter a constância do meio interno” é identificada como:

O termo homeostase é usado em referência à capacidade do organismo de manter o meio interno em equilíbrio. Esse termo foi criado por:

b) Jean-Baptiste de Lamarck.

d) Alfred Russel Wallace.

e) Andreas Versalius.

Quando falamos em homeostase, referimo-nos à tendência do organismo de manter o meio interno em relativa estabilidade. Entende-se por meio interno:

a) o conjunto de todas as células do corpo.

b) o conjunto de todos os sistemas do organismo.

c) os fluidos que circulam pelas nossas células.

d) o interior dos órgãos.

e) o interior do sistema nervoso.

O organismo é capaz de manter o equilíbrio do meio interno quase constante. Para garantir esse equilíbrio, denominado de homeostase, o corpo conta com dois sistemas principais:

a) sistema cardiovascular e sistema nervoso.

b) sistema endócrino e sistema cardiovascular.

c) sistema digestório e sistema urinário.

d) sistema urinário e sistema cardiovascular.

e) sistema endócrino e sistema nervoso.

Para manter a homeostase, nosso organismo realiza vários processos. Quando a pressão arterial eleva-se, por exemplo, sinais são enviados para o encéfalo a fim de diminuir a atividade bombeadora do coração e facilitar o fluxo sanguíneo pelos vasos periféricos. Como consequência dessas ações, a pressão arterial cai.

O mecanismo de controle da homeostase descrito acima é chamado de:

d) feedback negativo.

e) feedback positivo.

Alternativa “a”. A homeostase é a capacidade de manter o organismo em equilíbrio interno mesmo que o meio externo esteja em desequilíbrio.

Alternativa “c”. Walter Cannon propôs o conceito de homeostase em 1932 com o objetivo de nomear a tendência do organismo de manter o meio interno em estabilidade.

Alternativa “c”. O termo meio interno é usado para designar o líquido intersticial, ou seja, os fluidos que circulam pelas células do nosso corpo.

Alternativa “e”. Para manter a homeostasia, o corpo conta com o sistema nervoso, o qual emite informações sobre problemas no organismo, e o sistema endócrino, que produz mensageiros químicos.

Alternativa “d”. O mecanismo citado é o feeedback negativo, uma vez que o aumento da pressão provoca sua diminuição, ou seja, é gerado um estímulo contrário àquele que provocou o desequilíbrio.

Ler matéria completa