Exercícios sobre ecologia

As pirâmides ecológicas são uma forma de representação das cadeias alimentares. Elas podem ser de números, de biomassa e de energia. A respeito das pirâmides de energia, marque a alternativa correta:

a) A cada nível trófico, a energia obtida do nível anterior é maior.

b) A pirâmide de energia nunca poderá ser invertida.

c) A pirâmide de energia representa o número total de indivíduos de uma cadeia alimentar.

d) A quantidade de energia em cada nível trófico é calculada multiplicando o número de indivíduos pela sua massa.

e) Os indivíduos da base são os chamados consumidores primários.

A ecologia é uma parte da biologia que estuda a relação dos organismos com o meio que os cerca. Os organismos interagem entre si e com todas as partes não vivas do ambiente, tais como solo, água, temperatura e umidade. Essas partes não vivas são chamadas de:

a) fatores abióticos.

Alguns organismos alimentam-se de quase tudo que acham pela frente, outros, no entanto, possuem uma dieta restrita. Animais que não possuem muita restrição conseguem viver melhor em ambientes que sofrem constantes modificações.

Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o termo usado para espécies que possuem um nicho ecológico amplo.

a) espécies especialistas.

b) espécies consumistas.

d) espécies generalistas.

e) espécies competitivas.

(PUC-SP) O tucunaré, peixe trazido da Amazônia para as lagoas de captação das usinas estabelecidas ou em construção nos rios Paraná, Tietê e Grande, adaptou-se às condições locais e serviu como elemento de controle das populações de piranhas que ameaçavam proliferar nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Minas Gerais e São Paulo. O mesmo tucunaré terá sua criação incrementada na barragem de Itaipu, afastando o perigo do domínio das águas do Rio Paraná por cardumes de piranhas. A relação tucunaré-piranha pode ser considerada como um método de controle utilizado pelo homem para:

a) aumento de taxa de mortalidade

b) competição intraespecífica.

c) variação de nicho ecológico.

d) alteração cíclica da população.

e) controle biológico por predatismo.

(UEPB) Considerando a poluição de um ecossistema aquático por produtos clorados, a exemplo de DDT, o componente biótico da cadeia que deverá apresentar maior concentração do produto será

c) os peixes planctófagos

d) os peixes carnívoros

e) as aves piscívoras

Alternativa “b”. A pirâmide de energia nunca poderá ser invertida, pois ela retrata a perda de energia que ocorre em cada nível trófico.

Alternativa “a”. Os fatores abióticos incluem as partes não vivas, ou seja, correspondem aos fatores físicos e químicos.

Alternativa “d”. As espécies generalistas são aquelas que possuem amplos nichos ecológicos, ou seja, possuem uma maior flexibilidade para alimentar-se e abrigar-se, por exemplo.

Alternativa “e”. Os tucunarés são peixes que se alimentam de ovos de piranhas, sendo, portanto, um predador natural. Com a inserção de tucunarés em reservatórios, o equilíbrio do ecossistema volta ao normal e o número de piranhas diminui.

Ler matéria completa