Exercícios sobre células diploides e haploides

As células do nosso corpo podem ser classificados em dois tipos celulares com base no seu conteúdo cromossômico: as somáticas e as reprodutivas. Essas últimas são células:

As células somáticas do nosso corpo possuem, em seu núcleo, cromossomos em pares homólogos. Por causa dessa característica, as células somáticas são denominadas de:

As células reprodutivas do nosso corpo são haploides, apesar de nossas células somáticas serem diploides. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que melhor explica o porquê de nossas células reprodutivas não apresentarem dois conjuntos cromossômicos.

a) As células reprodutivas são haploides porque células com dois conjuntos completos de cromossomos consomem muita energia, o que atrapalharia a fecundação.

b) As células reprodutivas são haploides porque, desse modo, no momento da fecundação, o número de cromossomos da espécie é restabelecido.

c) As células reprodutivas, também denominadas de gametas, possuem apenas um conjunto de cromossomos, pois elas sofrem processo de mitose e necessitam duplicar seus cromossomos.

d) As células reprodutivas que apresentam apenas um grupo de cromossomos, na realidade, estão apenas em fase de interfase e recuperam seu número de cromossomos ao decorrer da divisão celular.

(PUC-Campinas) A análise citogenética realizada em várias células de um mamífero permitiu elaborar o seguinte esquema:

a) o fenótipo do organismo.

b) o genoma de uma célula haploide.

c) o genoma de uma célula diploide.

d) os cromossomos de uma célula haploide.

e) os cromossomos de uma célula diploide.

Alternativa “a”. Os gametas são células haploides, ou seja, que possuem cromossomos diferentes entre si (não há pares de homólogos).

Alternativa “b”. As células que apresentam, em seu núcleo, cromossomos aos pares (dois conjuntos completos de cromossomos) são chamadas de diploides. Aquelas que possuem apenas um conjunto de cromossomos diferentes entre si são chamadas de haploides.

Alternativa “b”. Os espermatozoides humanos possuem 23 cromossomos, assim como os ovócitos secundários. No momento da fecundação, esse material genético junta-se e o zigoto passa a ter 46 cromossomos, tornando-se um indivíduo diploide.

Alternativa “e”. O esquema representa cromossomos, estruturas constituídas por moléculas de DNA associadas à proteína. Esses cromossomos são de uma célula diploide, pois há pares de cromossomos homólogos.

Ler matéria completa