Exercícios sobre alelos múltiplos ou polialelia

Na espécie humana, um exemplo clássico de polialelia é o sistema ABO. Esse sistema apresenta quatro fenótipos (sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O) e

a) três diferentes genótipos.

b) quatro diferentes genótipos.

c) cinco diferentes genótipos.

d) seis diferentes genótipos.

e) sete diferentes genótipos.

Sabendo que a pelagem de coelhos é um caso de polialelia, marque a alternativa que indica corretamente a probabilidade de um coelho albino cruzar com um coelho selvagem heterozigoto para himalaia e ter um filhote chinchila.

O sistema ABO é um exemplo clássico de polialelia, pois três alelos diferentes determinam quatro diferentes tipos sanguíneos. Uma pessoa de sangue tipo A deve apresentar qual genótipo sabendo-se que seu pai era do tipo O?

Podemos dizer que a polialelia é um fenômeno em que se observa a presença de mais de dois alelos para uma mesma característica. O surgimento desses novos alelos ocorrem por causa:

a) da reprodução sexuada.

c) de doenças genéticas.

d) de uso de medicamentos.

e) de utilização de técnicas de recombinação gênica.

Alternativa “c”. No sistema ABO, temos cinco genótipos diferentes. Para o sangue A, temos IAIA e IAi como genótipos; para o sangue B, os genótipos IBIB e Ibi; para o sangue AB, o genótipo IAIB; e para o sangue O, o genótipo ii.

Alternativa “a”. Não existem chances de o cruzamento em questão dar origem a um filhote chinchila. O coelho selvagem heterozigoto para himalaia (Ccch) apresenta um alelo dominante C, o qual domina todos os alelos, e um alelo recessivo que determina a pelagem chinchila e domina o alelo himalaia e o albino. Já o coelho albino (caca) é recessivo sobre todas as pelagens de coelho. Nesse caso, teremos apenas filhotes selvagem ou chinchila.

Alternativa “b”. Os indivíduos de sangue A podem ser IAIA ou IAi. Sabendo-se que o pai é O, ou seja, ii, o genótipo deve ser obrigatoriamente IAi.

Alternativa “b”. Em casos de polialelia, observa-se o surgimento de novos alelos por meio de processos de mutação que afetam os genes preexistentes.

Ler matéria completa