Conceitos de Biologia que não devemos confundir no Enem

A Biologia é uma ciência rica em termos, que, muitas vezes, causam confusões nos estudantes. Apesar de parecer complexo, o entendimento desses termos contribui diretamente para uma melhor compreensão dos conteúdos dessa disciplina e também para uma interpretação correta das questões de vestibular e do Enem. A seguir listaremos alguns dos termos que não podemos confundir, principalmente no Enem!

Tanto a meiose quanto a mitose são processos de divisão celular, entretanto, esses dois tipos de divisão diferem-se, principalmente, no que diz respeito às características das células-filhas. No caso da mitose, observa-se a formação de duas novas células com o mesmo número de cromossomos da célula-mãe. A meiose, por sua vez, dá origem a quatro células-filhas com metade do número de cromossomos.

A função primordial da mitose é garantir o crescimento e desenvolvimento dos seres vivos, sendo um processo, portanto, que ocorre durante toda a vida. Em alguns organismos unicelulares, essa forma de divisão celular configura um meio de reprodução.

A meiose, por sua vez, é responsável por produzir gametas. Como é uma divisão reducional, os gametas, ao se fundirem, retomam a quantidade normal de cromossomos de uma espécie. Caso os gametas fossem formados por mitose, divisão que mantém o número de cromossomos, ao ocorrer a fecundação, o número de cromossomos da espécie seria o dobro.

O gene pode ser definido como uma porção do que é responsável pela determinação de uma característica transmitida por herança. Alelos, por sua vez, são genes que ocupam a mesma posição em cromossomos homólogos, sendo, portanto, formas alternativas de um mesmo gene. Apesar de estarem relacionados com a mesma característica, os alelos podem determinar diferentes aspectos. Como exemplo, podemos citar o gene que controla a produção de melanina, o qual possui um alelo que determina a produção e outro que determina o albinismo, ou seja, a ausência do pigmento.

Denominamos de antígenos as moléculas que são capazes de se ligar a um anticorpo. Quando esses antígenos desencadeiam uma resposta imune, dizemos que se trata de um imunógeno. Os anticorpos, por sua vez, são glicoproteínas produzidas pelos plasmócitos após algum estímulo. Em um exemplo simples, podemos dizer que um vírus é um antígeno, pois é capaz de se ligar a um anticorpo, e o anticorpo é a glicoproteína produzida para interagir com o antígeno e proteger o nosso organismo.

O nicho ecológico é um conceito bastante conhecido e também discutido entre os pesquisadores. Uma das definições de nicho mais conhecidas é aquela que diz que o nicho de uma espécie é sua função ou posição em uma determinada comunidade ecológica. Isso quer dizer que o nicho refere-se à alimentação de um organismo, seu modo de vida, seus predadores, as relações ecológicas que realiza, entre outros fatores. Habitat, por sua vez, é um conceito simples e refere-se ao local em que uma determinada espécie vive.

Ler matéria completa