Células procariontes

As células procariontes (do latim pro – primeiro e cario – núcleo) podem ser definidas, grosso modo, como as células que não possuem material genético delimitado por um envoltório nuclear. Isso quer dizer que seu material genético está disperso no citoplasma.

A principal característica de uma célula procarionte é a ausência de um núcleo delimitado. Nessas células, observa-se apenas um local (nucleoide) contendo circular (DNA cromossômico) não associado a proteínas histonas. Podem existir ainda pequenas moléculas de DNA livres no citoplasma, conhecidas como plasmídeos, que são capazes de se reproduzir independentemente do DNA cromossômico.

Essas células destacam-se também pela ausência de organelas membranosas, como e . Nessas células são encontrados apenas organelas relacionadas com o processo de síntese proteica. Apesar de ser uma organela presente em células eucariontes e procariontes, nesses últimos, apresenta um menor tamanho.

Como as células procariontes não apresentam organelas membranosas, as , relacionadas com o processo de , estão ausentes. Assim sendo, as moléculas da cadeia respiratória em procariontes estão presentes na membrana interna da membrana plasmática, e não nas mitocôndrias.

As células procariontes não apresentam também citoesqueleto, uma espécie de rede formada por filamentos proteicos. A ausência de citoesqueleto impede a realização dos processos de endocitose e exocitose, uma vez que é essa rede que garante a movimentação das vesículas.

Nas células procariontes, pode haver ainda uma parede celular rica em peptidoglicanos e a presença de fímbrias, pequenos prolongamentos filamentosos. A função das fímbrias é garantir a fixação da célula procarionte na célula hospedeira e ajudar no processo de conjugação.

Poucos organismos possuem células procariontes. Atualmente essas células podem ser encontradas apenas em e algas azuis, também conhecidas como Todos os outros organismos, tais como protozoários, fungos, plantas e animais, possuem células do tipo eucarionte.

A principal diferença entre uma célula procarionte e eucarionte é o envoltório nuclear, presente apenas nas eucariontes. Essas últimas células também se diferenciam por apresentarem citoesqueleto e organelas celulares membranosas, além de não apresentarem plasmídeos nem fímbrias.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. “Células procariontes”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/celulas-procariontes.htm>. Acesso em 27 de setembro de 2016.

Ler matéria completa