Os 5 temas de Biologia mais cobrados no Enem

A Biologia é uma ciência muito ampla e, portanto, com uma grande quantidade de assuntos que podem ser cobrados em prova. Entretanto, apesar da variedade de temas, alguns são pouco explorados e outros extremamente cobrados. A seguir listaremos os 5 temas mais recorrentes em provas de Biologia do Enem.

é, sem dúvidas, o tema mais cobrado no Enem. Geralmente os temas abordados são desde conteúdos básicos, como os conceitos de , passando por , até problemas ambientais mais complexos, como o

Em todos esses casos é fundamental saber interpretar textos e conhecer bem os conceitos para que não haja confusão no entendimento do material apresentado. Outro ponto importante é sempre estar atento às questões ambientais atuais, uma vez que a prova do Enem sempre dá ênfase em assuntos de grande relevância.

Veja a seguir uma das questões da prova de 2015 que abordaram o tema Ecologia, mais precisamente os conceitos de cadeia alimentar e o entendimento sobre os

O caramujo-gigante-africano, Achatina fulica, é uma espécie exótica que tem despertado o interesse das autoridades brasileiras, uma vez que tem causado danos ambientais e prejuízos econômicos à agricultura. A introdução da espécie no Brasil ocorreu clandestinamente, com o objetivo de ser utilizada na alimentação humana. Porém, o molusco teve pouca aceitação no comércio de alimentos, o que resultou em abandono e liberação intencional das criações por vários produtores. Por ser uma espécie herbívora generalista (alimenta-se de mais de 500 espécies diferentes de vegetais), com grande capacidade reprodutiva, tornou-se uma praga agrícola de difícil erradicação. Associada a isto, a ausência de predadores naturais fez com que ocorresse um crescimento descontrolado da população.

O desequilíbrio da cadeia alimentar observado foi causado pelo aumento da densidade populacional de

a) consumidores terciários, em função da elevada disponibilidade de consumidores secundários.

b) consumidores primários, em função da ausência de consumidores secundários.

c) consumidores secundários, em função da ausência de consumidores primários.

d) consumidores terciários, em função da elevada disponibilidade de produtores.

e) consumidores primários, em função do aumento de produtores.

Resposta: Letra b. A questão fala sobre o avanço do caramujo-gigante-africano pelo nosso país e de motivos que levaram a um grande aumento de sua população. Esse molusco alimenta-se de diferentes vegetais, logo, é uma espécie herbívora, também classificada como um consumidor primário. Os predadores da espécie, por sua vez, são consumidores secundários.

A genética também é um tema que se destaca nas provas do Enem. Análises de , , questões sobre o , e são apenas alguns dos pontos já cobrados na prova do Enem. É importante também conhecer conceitos, pois, apesar de contextualizada, a prova sempre cobra conhecimento básico aliado a uma boa interpretação.

Ler matéria completa