O que é desenvolvimento sustentável e economia verde

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, , se realizará entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade do Rio de Janeiro. São objetivos dessa conferência: a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável através da avalição do progresso feito nos últimos anos, e das lacunas na implementação das decisões tomadas nos principais encontros sobre Desenvolvimento Sustentável, e a discussão de assuntos novos e emergentes.

De acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, a terá dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

Como vimos, os termos “desenvolvimento sustentável” e “economia verde” serão amplamente discutidos durante a , mas você sabe o que esses termos querem dizer?

Definimos como desenvolvimento sustentável o tipo de É um tipo de desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro, e que dá à geração atual a possibilidade de se desenvolver sem agredir o meio ambiente, dando às gerações futuras a chance de existir e viver bem de acordo com as suas necessidades. O desenvolvimento sustentável somente será alcançado quando houver planejamento e a consciência de que os recursos naturais são finitos, ou seja, que esses recursos acabam.

Já o termo economia verde permite inúmeras interpretações e o seu conceito ainda não é consensual. A ideia central desse termo . A economia verde propõe que, além das tecnologias produtivas e sociais, sejam criados meios pelos quais fatores essenciais ligados à sustentabilidade socioambiental, hoje ignorada nas decisões econômicas, passem a ser considerados. No Brasil e em outros países, por exemplo, trabalha-se a “economia verde inclusiva” na forma de programas para promover a conservação ou recuperação ambiental, apoio a segmentos da população cuja renda se origina da reciclagem de resíduos sólidos, entre outros programas.

Na haverá um espaço montado para apresentar aos visitantes as principais iniciativas dos Governos sobre o desenvolvimento sustentável. Essa grande área, localizada em frente ao Riocentro e chamada de Parque dos Atletas, abrigará exposições de países estrangeiros, de organizações internacionais e do Governo brasileiro, com destaque para o Pavilhão Brasil, onde serão apresentados programas e projetos para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Ler matéria completa